Toda a comunidade está convidada para esse encontro cultural e religioso

Pela segunda vez consecutiva, a UNAMA – Universidade da Amazônia recebe a peregrinação do Glorioso São Sebastião, da cidade de Cachoeira do Arari, localizada no arquipélago do Marajó. A recepção é na próxima sexta-feira (12), às 16h, no campus Alcindo Cacela. O encontro cultural e religioso é aberto ao público.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconhece a festividade como um Patrimônio Imaterial do Brasil. Dentro da UNAMA, por cerca de uma hora, o público presente irá cantar e rezar as ladainhas do santo católico, regidas por uma comissão de foliões do Glorioso São Sebastião. Ao final do encontro, será servido um lanche aos peregrinos.
A reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo Arroyo, fala sobre esse encontro carregado de fé, devoção e cultura. “É um presente para a UNAMA receber os rezadores de ladainhas e mestres dos saberes. Para além do encontro, que é religioso, esse é um importante momento da cultura popular, pois agrega ao saber de uma história que é bicentenária”.
O evento foi proposto pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC), que já realiza trabalhos de extensão por Cachoeira do Arari. “Após articulação local, entre prefeitura, pesquisadores e comunidade, chegamos até essa irmandade. Desde quando começamos a ir para lá, com palestras, oficinas e trilhas literárias, passamos a convidá-los para a UNAMA. Ano passado foi muito bonito e rico em experiências e, esta semana, vamos vivenciá-las outra vez”, comenta o coordenador do PPGCLC, Edgar Chagas.
Os foliões do Glorioso São Sebastião peregrinam ao longo dos semestres para que, ao final do ano, tenham a festividade do padroeiro do Marajó. Em Belém, as visitas acontecem sempre em maio e permanecem por dois meses.
Com informações da assessoria