Programa da Hydro promove alfabetização de jovens, adultos e idosos em Paragominas

Ação é uma das frentes do programa, que tem o objetivo de contribuir para a melhoria na qualidade da educação no município. A expectativa é de que pelo menos 40 alunos sejam formados nessas novas turmas até o final do primeiro semestre de 2022

Um compromisso de longo prazo e três estratégias para contribuir de maneira efetiva para a melhoria na qualidade da educação de Paragominas. Esse é o programa Território do Saber, realizado pela Hydro, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Paragominas e executado pela Evoluir, que envolve formação dos educadores em práticas pedagógicas inovadoras, acompanhamento pedagógico às escolas e a alfabetização de jovens, adultos e idosos (AJAI). As aulas das turmas de AJAI são realizadas na Escola Hilda de Sá, Escola Sônia Terzella, Escola Reginaldo Souza Lima, Escola Comunitária do Uraim e na Cooperativa de reciclagem Coopercamare. O objetivo é formar cerca de 40 alunos até o final do primeiro semestre de 2022.

“O Território do Saber é um programa que contribui para a melhoria da qualidade da educação em Paragominas, fortalecendo práticas educacionais integradas às necessidades do século XXI”, destaca a coordenadora da Evoluir, Bárbara Dias. “Essa frente de alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos, que teria início em março de 2020, estava até então pausada devido ao distanciamento social, mas agora, com o avanço da vacinação e o retorno das aulas presenciais na rede municipal, os alunos foram convidados a iniciar o curso”, revela.

Para receber os estudantes da alfabetização, as escolas promoveram, em novembro, eventos de boas-vindas com a presença de professores, gestores e lideranças da SEMEC. As primeiras aulas foram repletas de muita emoção e entusiasmo, com a perspectiva de realizar novas conquistas e buscar um futuro mais próspero. “Eu sempre imaginei como seria sentar em uma cadeira de escola”, contou o seu Francisco da Silva, agora aluno da turma de alfabetização do Território do Saber na escola Hilda de Sá.

Na Coopercamare, dona Ivanilde Soares dos Santos, presidente da cooperativa, também se emociona: “A gente está de vento em popa! Está todo mundo se sentindo bem, cada um com a sua mochilinha, o quadro já está instalado aqui…é só coisa boa!”, diz.

Após passarem pela turma de alfabetização do Território do Saber, a expectativa é de que os alunos participantes sigam suas trajetórias escolares na EJA (Educação de Jovens e Adultos). Para isso, a equipe do programa trabalha em parceria com a SEMEC e as escolas municipais.

“Além de sua característica de comprometimento sério e duradouro com a educação, o grande diferencial do programa é que ele não se limita apenas a fortalecer conceitos inovadores de aprendizagem em cursos de acompanhamento e especialização, mas também proporciona acompanhamento pedagógico próximo, que garante que a teoria de fato se traduza em práticas eficientes na sala de aula”, conclui Bárbara.