Cooperação entre Via Floresta e Cesupa visa desenvolvimento socioeconômico da região amazônica

Via Floresta firma acordo de cooperação com CESUPA e já participa da próxima edição do Amazon Experience Cesupa Challenge

A Via Floresta firmou um acordo de cooperação com o Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA), a fim de desenvolver projetos, cursos e ações de responsabilidade social e sustentabilidade na região amazônica. O convênio, que visa atuar em diversas frentes, como educação, empreendedorismo, eco-economia e em comunidades agroextrativistas, funcionará como uma espécie de “guarda-chuva” que abrigará diversos projetos que tenham como principal objetivo manter a floresta em pé.

A primeira ação em conjunto será o desenvolvimento da 3ª Edição do desafio Amazon Experience Cesupa Challenge, que acontece em outubro de 2021 de forma virtual. Com duração de duas semanas, participam deste desafio estudantes do Brasil e do Macau, México, Rússia, Romênia, Argentina, Moçambique, Estados Unidos e Austrália, que deverão desenvolver um empreendimento de meio ambiente social para exportar produtos da Amazônia, de forma que este empreendimento contribua para o desenvolvimento de uma nova mentalidade de preservação, ligada ao desenvolvimento social e econômico da Região Amazônica.

Para o CEO e fundador da Via Floresta, José Mattos, “o encontro da Via Floresta com o Cesupa vem coroar um desejo e um trabalho que ambas as instituições vêm desenvolvendo, paralelamente. Comandado pelo professor Sérgio Fiuza de Melo Mendes, o Cesupa já vinha promovendo um diferencial para a formação de empreendedores que estão buscando, na Amazônia, inovação. O desafio Amazon Experience já trouxe alunos do mundo inteiro para entender como se pode fazer negócios aqui na Amazônia e é por isso que aliar ao Cesupa coloca a Via Floresta em posição de vantagem no âmbito da transformação social”, diz.

Esta parceria reserva grandes expectativas de fortalecimento da missão de desenvolver a Amazônia e a sociedade que habita a região, gerando emprego e renda para a população e gerando capital para que os projetos sustentáveis e respeito pela preservação ambiental sejam relações de longo prazo. Para Caio Fanha, coordenador do International Office, que funciona na instituição, a parceria com o Via Floresta representa um acordo de fortalecimento de vínculos e troca de experiências que trarão grandes benefícios para o desenvolvimento sustentável na Amazônia. “Para a comunidade acadêmica do Cesupa, a parceria com a Via Floresta significa se aliar a um parceiro, como o José Mattos, que traz uma bagagem e experiência de muitos anos em grandes empresas sustentáveis do Brasil, o que consequentemente traz também o seu entendimento da realidade amazônica, seu engajamento e seus projetos desenvolvidos ao longo dos anos para potencializar nossas ações voltadas para a região Amazônica.”, explica Fanha.

Com informações de assessoria