A mostra será realizada na Casa das Onze Janelas, no centro histórico da capital, de 4 de dezembro a 6 de março

Belém vai receber uma exposição inédita no Norte do país, organizada pela Japan House São Paulo, em parceria com o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). A mostra “Japonésia” estará aberta ao público de 4 de dezembro de 2021 a 6 de março de 2022, no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, com 74 fotografias sobre o Japão, produzidas pelo fotógrafo Naoki Ishikawa entre 2008 e 2020. A abertura contará com a presença de membros do Consulado do Japão em Belém, que também apoiou a vinda da exposição para o Estado.
A capital paraense é a terceira cidade do Brasil a receber a iniciativa, que já passou por São Paulo, em 2020, e pelo Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, em 2021. A diretora cultural da Japan House São Paulo e curadora da mostra, Natasha Barzaghi Geenen, explica que o processo de expansão geográfica da instituição iniciou em 2020, com o objetivo de levar mais informações sobre o Japão de hoje para diferentes regiões do Brasil e da América Latina.

Foto: Rogério Cassimiro
“O Pará possui a terceira maior comunidade japonesa do Brasil, tendo sua imigração deflagrada há mais de 90 anos e que ainda hoje mantém sua relevância para o desenvolvimento local. Outro motivo para comemorar a exibição de Japonésia em Belém é o destaque que a cidade ocupa na cena da fotografia contemporânea, com tradição, qualidade e singularidade reconhecidas nacionalmente. É uma grande oportunidade – e grande honra – para a Japan House São Paulo trazer um jovem fotógrafo japonês para um público tão especializado”, pontua.
Para Eric Klug, presidente da Japan House São Paulo, a parceria com a Casa das Onze Janelas é uma importante aproximação com o Pará, que possui fortes conexões com a imigração japonesa. “A Japan House São Paulo é uma plataforma para divulgar a cultura japonesa em inúmeras frentes, incluindo as artes, turismo, educação, tecnologia e negócios. Seja em sua sede em São Paulo, em suas itinerâncias pelo Brasil e América do Sul ou em seu rico conteúdo online, como workshops, clube de leitura, exposições virtuais e lives com criadores japoneses”, comenta.
Fotografias
Naoki Ishikawa se destaca por trabalhar com fotografias analógicas em tempos onde predominam as imagens digitais, retratando as paisagens japonesas, a presença humana e seus traços culturais no arquipélago. Com exposições de sucesso realizadas pelo continente asiático e pelos Estados Unidos, o artista já recebeu premiações como a The Photographic Society of Japan, na categoria Lifetime Achievement Award. A exposição também inclui áudios gravados a partir de textos escritos pelo próprio artista.
Natasha conta que a curadoria da mostra “Japonésia” foi desenvolvida a partir de diálogos constantes com Ishikawa. “Para o primeiro projeto de exposição do fotógrafo na América Latina, queríamos exibir um Japão plural, afastado de estereótipos e com uma diversidade de paisagens e manifestações culturais. Desse modo, surgiu Japonésia, uma mostra cujo título faz menção a um termo cunhado pelo escritor Toshio Shimao, que enfatiza o território japonês como um arquipélago. O conjunto de ilhas e sua ligação pelo mar é destacado por Ishikawa em suas obras”, detalha a diretora cultural da Japan House.
Serviço:
Exposição Japonésia
Período: 4 de dezembro a 06 de março
Local: Espaço Cultural Casa das Onze Janelas – R. Siqueira Mendes, S/N – Cidade Velha
Visitas de terça a domingo, das 9h às 17h
Valor: R$ 4,00 / R$ 2,00 (meia entrada) – Acesso gratuito às terças-feiras