Hospital Beneficente Portuguesa reinaugura centros cirúrgicos do Hospital Luiz I

A ocasião foi marcada pela presença do Secretário da Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, dr. Mozart Sales

Créditos: Giovanna Martini

Na última sexta-feira, 26, a Beneficente Portuguesa reinaugurou a ala da maternidade do Hospital Luiz I. O momento culminou com a visita do Secretário da Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, que visitou a capital paraense para discutir a preparação do Brasil para a COP 30 e fortalecer as ações do programa Agora Tem Especialistas, executado pela BP na região Norte.

“É uma satisfação estar inaugurando duas alas aqui. Durante mais de 100 anos, inúmeros médicos, acadêmicos, estudantes passaram por aqui, e hoje é um bloco moderno e equipado, essa é a intervenção mais concreta e mais correta que nós temos em termos de bloco cirúrgico. Ele está no mesmo padrão do novo Hospital São João de Deus”, comentou o diretor da Beneficente Portuguesa, Alírio Gonçalves.

Após a reforma, as unidades da Beneficente Portuguesa contam agora com 21 salas cirúrgicas e 109 leitos de UTI, que também estão disponíveis para atendimentos via SUS, por meio do programa Agora Tem Especialistas.

O Secretário Mozart Sales comentou sobre o andamento das ações da iniciativa, chamando atenção para a realidade vigente na região Norte do Brasil: “A região norte é uma região prioritária, nós precisamos diminuir as distâncias, realmente, entre os pacientes e a realização de exames. Temos alguns vazios assistenciais na região norte e, por isso, a presença de profissionais especialistas é algo muito importante”, destaca o secretário.

“Nós estamos também programando uma série de anúncios de ofertas de cirurgias, procedimentos ambulatoriais especializados, de mais consultas, mais exames, mais atendimento, para diminuir o tempo de espera do paraense e de todo o morador do estado do Pará, e de várias regiões que são atendidas aqui em Belém”, ressaltou o Secretário da Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales.

Créditos: Giovanna Martini

Programa Agora Tem Especialistas
As ações da iniciativa começaram no mês de junho de 2025, sendo o Hospital Beneficente Portuguesa o representante da parceria entre o Ministério da Saúde e a rede de saúde privada na região Norte.

O objetivo do programa é reduzir as filas de espera por atendimentos e ampliar a rede de profissionais qualificados nas unidades de saúde. Em regiões remotas e de difícil acesso, o Ministério da Saúde prevê a realização de atendimentos por telessaúde, via internet, além da oferta de unidades móveis especializadas.

Leia mais sobre o programa Agora Tem Especialistas na Beneficente Portuguesa: Hospital Beneficente Portuguesa integra programa nacional “Agora Tem Especialistas”