CCBEU celebra 70 anos de história, ensino e cultura, em Belém

Com forte atuação em diferentes gerações de paraenses, o CCBEU também contribuiu com importantes transformações na cidade.

Créditos: Taurus.

Em 2025, o Centro Cultural Brasil-Estados Unidos — CCBEU, celebra sete décadas de atuação contínua na capital paraense. Fundada em 1955, a instituição tornou-se referência não apenas no ensino da língua inglesa, mas também como espaço de valorização cultural e de formação de jovens cidadãos. A instituição, que começou com o propósito de promover o intercâmbio cultural entre os dois países, hoje se consolida como uma das escolas de idiomas mais tradicionais da região Norte.

Durante 70 anos, o CCBEU tem promovido o intercâmbio cultural entre o Brasil e os Estados Unidos, a partir do Pará, proporcionando acesso à educação de qualidade, atividades culturais, bolsas internacionais, cursos de capacitação e uma programação que dialoga com os interesses da comunidade local. Com forte atuação em diferentes gerações de paraenses, a instituição foi palco de transformações importantes na cidade, acompanhando os avanços da educação bilíngue e a formação de milhares de alunos que atuam no mercado local e global.

À frente da presidência da instituição, Ana Celeste Franco destaca a responsabilidade de liderar uma entidade com uma história tão representativa. “É uma escola que eu trago no coração desde sempre, pois me formei pelo CCBEU. Quando recebi o convite para presidi-la, foi uma grande alegria. É difícil? É difícil! Não é fácil administrar uma escola que está completando 70 anos e à qual estamos dando uma roupagem nova, modernizando-a. Hoje, nossa missão é mostrar que temos 70 anos, mas com um corpinho de dezoito”, disse.

Ana Celeste também comenta os avanços mais recentes, especialmente na adaptação da escola aos novos tempos. “O CCBEU adota uma nova metodologia ativa, em que o aluno constrói o conhecimento junto com o professor. Desenvolvemos inúmeras atividades que nenhuma outra escola de inglês oferece aqui. Temos teatro, galeria de arte, espaço maker — que é um espaço de tecnologia —, aula de robótica e cooking class, onde o aluno vai para a cozinha e aprende inglês na prática. Tudo isso faz com que ele desenvolva suas habilidades e tenha um pensamento crítico. O CCBEU é realmente uma escola completa”, afirma.

Há histórias que marcam para sempre, e algumas do CCBEU foram vivenciadas por Alba Santos, diretora administrativo-financeira da instituição, que fala delas como quem revisita um álbum de memórias. “Lembro que, em uma das apresentações musicais de jazz no Teatro do CCBEU, promovida em parceria com a Fundação Amazônica de Música, várias crianças de escolas públicas começaram a dançar com muita alegria o jazz tocado, mas no ritmo e no gingado do brega paraense, numa junção de culturas que, na visão inocente delas, era perfeita e contagiante. Foi tão lindo de se ver como, rapidamente, elas se inseriram no contexto e ficaram felizes em participar daquele momento e de muitos outros”, conta.

Para Alba, o CCBEU sempre foi mais que um local de trabalho. Ao longo dos anos, ela viu sonhos se construírem dentro de salas de aula e laços se formarem em torno da cultura e da educação, reconhecendo a grandeza dessa caminhada. “Ver a nossa instituição chegar aos 70 anos me enche de alegria e orgulho, pois é um Centro Cultural que continua ativo e importante para o cenário cultural e educacional do Pará. É bom demais vê-lo ser reconhecido e bem conceituado por todos que têm a oportunidade de vivenciar e conhecer o trabalho e os projetos desenvolvidos com seus alunos e a comunidade em geral”, destaca.

CELEBRAÇÃO
Em comemoração aos 70 anos, o CCBEU planejou uma série de eventos especiais para o próximo mês de setembro, incluindo exposição em sua galeria de arte, uma edição especial do Cine CCBEU e homenagens. “Mais do que comemorar, queremos agradecer a cada aluno, professor, colaborador e parceiro que construiu esse legado conosco. O CCBEU é feito de pessoas, de histórias e de sonhos que continuam se renovando a cada nova turma que chega”, finaliza a presidente Ana Celeste.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

19/09 | Abertura Oficial das comemorações com a exposição “Movevento”, de Lorena Chady.
Hora: 19h
Local: Galeria de Artes do CCBEU – MABEU (Tv. Padre Eutíquio, 1309)

16/09 | Cine CCBEU – Especial 70 anos: Exibição do filme “Midnight Cowboy”(1969)
Hora: 18h30
Local: LAuditório do CCBEU (Tv. Padre Eutíquio, 1309)

20/09 | Maker Day Brasil
Hora: 9h às 13h
Local: biblioteca MakerSpace do CCBEU

20/09 | Comemoração do dia das Crianças com a FunFit
Hora: 9h às 13h
Local: Espaços do CCBEU