Pais e filhos unidos no ambiente de trabalho: histórias de amor e profissionalismo

Suzano celebra o Dia dos Pais apresentando colaboradores que compartilham valores e compromisso

Créditos: Assessoria Suzano.

Há 15 anos, João Bosco Rodrigues começou sua trajetória como operador de caldeira na Suzano, em Belém. Naquela época, Halisson Rayan, o filho dele, era uma criança de apenas 6 anos e, hoje, os dois dividem a vida em família e a rotina de trabalho, lado a lado. A história é um retrato emocionante de afeto, legado e companheirismo, e representa tantas outras vividas por pais e filhos que compartilham a mesma jornada profissional.

João Bosco, de 54 anos, é operador de caldeira na fábrica da Suzano em Belém e, há pouco tempo, passou a dividir o ambiente de trabalho com o filho Halisson Rayan, de 21 anos, auxiliar de produção. O que antes era apenas admiração à distância virou rotina compartilhada, com orgulho, a cada troca de turno.

Quando João entrou na Suzano, em 2009, Halisson era um menininho de seis anos e a esposa esperava o caçula da família. “Para mim, ver o Halisson trabalhar aqui na mesma empresa é como compartilhar algo muito importante da minha vida com ele, porque foi desta empresa que eu consegui proporcionar uma educação a ele. Ver meu filho hoje formado em inglês e estudando engenharia civil é a prova que a semente está dando frutos”.

Halisson lembra da infância observando o pai sair para o trabalho todos os dias. “Eu cresci vendo o meu pai sair cedo, trabalhar de manhã, de tarde, de noite, sempre firme. Hoje, trabalhando ao lado dele, eu entendo tudo que ele passa, o quanto ele se dedica. Dá orgulho. Teve uma vez, quando eu era criança, que ele me levou na empresa, aí eu vi como era grande e fiquei imaginando como era lá dentro, como era o trabalho, mas hoje eu vejo como é, acompanho de perto a dedicação dele e tenho muita admiração por ele”, afirma. 

Para o jovem, estar ao lado do pai é uma oportunidade de aprender o ofício e reforçar valores que carrega desde pequeno: responsabilidade, ética e comprometimento. João, por sua vez, vê na presença do filho um presente diário. “Procuro ensinar tudo o que aprendi nesses anos, mas principalmente que ser um bom profissional começa com ser uma boa pessoa. Eu sempre busco passar conhecimento, atitude, e mostrar que nada deve ser feito com dúvidas, sempre colocando a segurança em primeiro lugar. A Suzano me deu a chance de construir essa história, e agora ver o Halisson começando a dele aqui também é gratificante demais”, conta João Bosco.

Essa conexão entre gerações mostra que, mais do que celulose e papel, a Suzano produz histórias que inspiram, com raízes fortes, como as de João e Halisson. João se emociona ao lembrar o começo dessa história que tem um dia muito especial marcado na memória. “Um momento marcante pra mim foi quando saímos de casa juntos para trabalhar na mesma empresa, sendo que, por muitas vezes, saí e deixei meu garotinho em casa e hoje, chegar juntos para trabalhar na mesma empresa, para mim não tem preço”. 

Nenhum detalhe dessa caminhada passou despercebido pelo filho, que não esconde a admiração pelo pai e pelo profissional que hoje é seu colega de trabalho. “O que eu mais admiro na postura dele como profissional é a responsabilidade e o respeito que ele trata o trabalho, as pessoas e os colegas de trabalho. Ele é muito comprometido, faz tudo certinho, sempre disposto a aprender e ensinar, isso também me ensina, me faz querer ser igual a ele.”, confessa o filho.

Programa de Parentalidade
A Suzano, reconhecida como a maior produtora mundial de celulose, cultiva o cuidado com quem constrói diariamente a empresa e, reforçando esse olhar voltado às pessoas, a companhia criou o Programa de Parentalidade, uma iniciativa que oferece suporte e acolhimento a colaboradores e suas famílias em todas as fases da parentalidade, da gestação ao retorno ao trabalho. Com ações voltadas à conscientização, saúde emocional, ampliação de licenças e construção de uma cultura mais inclusiva.
A Suzano inicia essa acolhida entregando uma caixa “Celebrando a notícia” ao colaborador, assim que comunicado que será pai, para celebrar a chegada do(a) filho(a) (biológico ou adotivo) com brindes e uma cartilha especial, com uma série de conteúdos informativos sobre esse momento marcante. O material traz temas importantes para as famílias que estão se formando, para ajudar os pais a entenderem melhor os direitos dos filhos, da família, ter acesso a dicas e informações sobre como será seu retorno ao trabalho.

“Na Suzano temos o direcionador que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’ e isso inclui a humanização de processos e acolhimento do nosso time. Com o fortalecimento dessa cultura e com o Programa de Parentalidade, as famílias de colaboradores e colaboradoras podem receber todo o apoio na chegada de um filho ou filha”, afirma Adatiele Souza, coordenadora de Gente e Gestão da Suzano Belém.

Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender à demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com mais de 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página: www.suzano.com.br