Ministro da Saúde Alexandre Padilha visita Hospital Beneficente Portuguesa em Belém

A visita teve como objetivo firmar o acordo orçamentário da saúde para Belém do Pará e dialogar sobre o andamento do Programa Agora Tem Especialistas

Secretário de Saúde do Município, Rômulo Nina (esq.), Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, Prefeito de Belém, Igor Normando (centro) e o presidente da Beneficente Portuguesa, Alírio Gonçalves. Créditos: Cenário News.

O ministro da saúde Alexandre Padilha visitou a capital paraense nesta quarta-feira (30), em comitiva que teve por objetivo conhecer a rede de atendimento básico de saúde de Belém e dialogar com as autoridades do município sobre as expectativas do programa Agora Tem Especialistas, lançado em junho de 2025. No Pará, o Hospital Beneficente Portuguesa foi a unidade de saúde selecionada para desenvolver o programa.

Durante a visita, o ministro integrou a cerimônia de culminância dos acordos firmados pela parceria entre o Governo Federal, via Ministério da Saúde, o Governo do Estado do Pará e a Prefeitura Municipal de Belém. A expectativa é fortalecer a rede de saúde de Belém para a COP-30, e deixar o legado do fortalecimento desse sistema após a conferência em novembro.

Além do ministro, o evento no Beneficente Portuguesa contou com a presença do prefeito de Belém, Igor Normando, do Secretário de Saúde do Município, Rômulo Nina, da assessora da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Lena Peres, e de outras autoridades municipais e federais.

“Com todo o esforço que foi feito, a gente precisava dar um salto. E o Agora Tem Especialistas vem pra isso, para ampliar o que a gente puder dos serviços que são próprios do Governo do Estado e do Município, fortalecer as parcerias com as entidades privadas, os hospitais filantrópicos, como é o Hospital Beneficente Portuguesa, e que já faz um serviço com o SUS”, comentou o ministro Alexandre Padilha no evento.

O programa Agora Tem Especialistas já iniciou as ações na saúde de Belém. Segundo o Ministério da Saúde, estão previstas mais de 110 cirurgias especializadas no Beneficente Portuguesa, todas encaminhadas a pacientes do Sistema Único de Saúde. Essas ações cumprem o objetivo do programa, de diminuir a fila de espera por atendimentos e proporcionar saúde de qualidade para a população paraense.

Segundo o ministro da saúde, os próximos passos do Agora Tem Especialistas serão voltados para o diagnóstico e tratamento do câncer. Para isso, o Governo Federal irá construir o Super Centro para Diagnóstico de Câncer, em São Paulo (SP) — uma rede nacional integrada de diagnóstico oncológico, em parceria com a instituição de saúde AC Camargo. A expectativa é reduzir em até cinco vezes o tempo de diagnóstico dos pacientes, incorporando novas tecnologias ao tratamento oncológico.

“E o próximo passo vai ser o atendimento completo pro câncer, que é um desafio enorme que nós temos. Uma das metas principais do Agora Tem Especialistas é garantir que todo mundo que está com suspeita de câncer tenha o seu diagnóstico feito em até 30 dias, e em até 60 dias começar o tratamento”, reforçou o ministro da saúde.

As ações do programa Agora Tem Especialistas estão apenas começando. No evento realizado no Beneficente Portuguesa, Padilha assinou o acordo orçamentário que prevê o investimento de 35 milhões de reais para o hospital, o que resultará em mais equipamentos e infraestrutura para cumprir com os atendimentos especializados via SUS.

O presidente do Hospital Beneficente Portuguesa, Alírio Gonçalves, comenta sobre a realização do programa: “É muito importante para a Beneficente Portuguesa ser escolhida pelo Ministério da Saúde e fazer parte do programa Agora Tem Especialistas, porque isso é muito bom para a população. A Beneficente mais uma vez concretiza o sonho de atender bem ao SUS”, finalizou o presidente.