
Nos últimos anos, a holding patrimonial tem se destacado como uma importante ferramenta de planejamento e proteção de bens. Este tipo de empresa, que tem como principal objetivo a administração de patrimônios familiares, traz diversas vantagens tanto para a organização quanto para a sucessão de bens.
A advogada Luciana Pinheiro explica sobre a importância de planejar. “Uma holding patrimonial oferece uma série de benefícios estratégicos e financeiros que podem ser muito vantajosos para famílias e indivíduos que possuem um patrimônio substancial. É uma estrutura legal e financeira que tem como objetivo principal a gestão e proteção do patrimônio de uma família ou de um grupo de investidores”, comenta.
“A importância de uma holding patrimonial nos dias atuais pode ser vista por vários motivos, dentre eles a proteção patrimonial, a transferência ordenada de ativos entre gerações e redução de cargas tributárias”, completa a advogada.
Entenda o que é holding patrimonial:
Uma holding patrimonial é uma empresa constituída com a finalidade de gerenciar o patrimônio de uma ou mais pessoas, normalmente de uma mesma família. Diferente das holdings tradicionais, que controlam outras empresas, a holding patrimonial se dedica exclusivamente à administração de imóveis, investimentos, participações societárias e outros bens da família.
Veja algumas vantagens da holding:
- Facilidade no planejamento sucessório;
- Proteção aos bens da família;
- Vantagens fiscais, como a redução de impostos sobre a transmissão de bens e a administração mais eficiente dos rendimentos;
- Controle e administração dos ativos, permitindo uma visão mais clara e integrada dos investimentos e propriedades.
“É fundamental consultar profissionais especializados, como advogados e consultores financeiros, para estruturar uma holding de forma adequada às necessidades e objetivos específicos de cada caso”, destaca Luciana Pinheiro.