Centro Cultural Banco da Amazônia inaugura em Belém

O espaço, localizado na Av. Presidente Vargas, abriu as portas com exposição dedicada ao líder político sul-africano Nelson Mandela

Créditos: Giovanna Martini

Nesta quarta-feira, 8, o novo Centro Cultural Banco da Amazônia foi inaugurado. A primeira atividade do local foi uma visita guiada voltada para jornalistas e influencers da região, com o objetivo de abrir as portas do Centro para a população de Belém.

Além da inauguração do espaço físico, o momento contou com a abertura da exposição “Mandela, Ícone Mundial de Reconciliação”. Relembrando a histórica trajetória política e de luta por direitos raciais de Nelson Mandela, a exposição é uma realização do Instituto Brasil África e da Fundação Nelson Mandela, com patrocínio do Banco da Amazônia.

Créditos: Giovanna Martini

Estiveram presentes o presidente do Banco da Amazônia, Luiz Cláudio Lessa, o curador da exposição, o sul-africano Christopher Till, além de representantes do Instituto Brasil África e da Nelson Mandela Foundation.

Durante a inauguração, os convidados puderam ouvir sobre o desenvolvimento do projeto do Centro Cultural, idealizado há 18 meses. Além da exposição de Nelson Mandela, o presidente do Banco da Amazônia anunciou que o espaço terá a proposta de realizar outras três exposições-âncoras nos andares do Centro.

Participação da sociedade
O Centro Cultural Banco da Amazônia promete uma integração entre diferentes áreas artístico-culturais nos espaços do prédio. Segundo a equipe, o centro proporcionará salas para realização de oficinas formativas, apresentações de artes cênicas, exposições de audiovisual, e contará ainda com um auditório com 100 lugares.

Artistas regionais poderão se inscrever para exposições a partir do dia 16 de outubro, via edital que ainda será divulgado pelo Banco da Amazônia.

Créditos: Giovanna Martini

Exposição
A exposição “Mandela, Ícone Mundial de Reconciliação” conta com 50 painéis iluminados, que traçam uma linha do tempo de Nelson, desde as primeiras manifestações políticas até a luta pelo apartheid na África do Sul.

A mostra é aberta ao público, e foi idealizada para ser um espaço acessível. Todos os painéis possuem ferramentas de narração e audiodescrição, e os monitores do centro foram treinados para atender os requisitos de acessibilidade.

Visite o Centro Cultural Banco da Amazônia e a exposição sobre Nelson Mandela no endereço Av. Presidente Vargas, n. 800, bairro da Campina.