EY House inaugura em Belém com foco em discussões climáticas

O espaço será um hub voltado para eventos corporativos durante a COP-30, agregando os setores público e privado.

Créditos: Giovanna Martini | Cenário News

Na última segunda-feira, 15, a EY inaugurou o espaço EY House, localizado no centro de Belém, ao lado da Praça Waldemar Henrique. A nova estrutura foi construída na antiga sede da Companhia Paraense de Turismo, Paratur, que estava em desuso nos últimos anos. Visando às melhorias da cidade de Belém, sobretudo no contexto da COP-30, a EY House revitaliza o ambiente de forma sustentável e inovadora.

Ricardo Assumpção, sócio-líder de Sustentabilidade e CSO LATAM da EY, comenta sobre as expectativas das ações desenvolvidas no espaço da EY House para Belém: “O objetivo desse espaço é promover a integração entre todos os setores pra que a gente possa capturar todo o valor dessa COP. A COP são só duas semanas. O que a gente espera aqui é criar um legado para os próximos dez anos, com as soluções necessárias para uma transição para uma economia de baixo carbono”, afirma.

O evento contou com a presença das autoridades do Pará: Helder Barbalho, governador do Estado; Cássio Andrade, vice-prefeito de Belém; Puyr Tembé, secretária dos povos indígenas do Pará, entre outros. A presença dos governantes firmou a parceria estabelecida entre a EY e a administração pública do Pará e de Belém, em prol de melhorias sustentáveis e tecnológicas para a cidade.

Créditos: Giovanna Martini | Cenário News

O governador do Pará, Helder Barbalho, celebrou a parceria firmada durante a inauguração da EY House: “Quando nós começamos a pensar nessa ideia, que parecia desafiadora e com dificuldades extremas, nós chegamos aqui hoje e transformamos em realidade. Eu quero agradecer, porque aqui vemos o exemplo de que é possível uma parceria público-privada, é possível fazermos ações de implementação que possam deixar um legado aos povos da Amazônia”, afirmou Helder.

A EY aposta em cinco pilares de ação para dialogar com os desafios e as múltiplas realidades existentes no território amazônico, que serão as bases para as decisões tomadas e debatidas na EY House: infraestrutura sustentável, cidades resilientes, capital natural, economia circular e cadeias de suprimentos sustentáveis.

Estrutura da EY House

A EY House é pioneira na construção de um espaço inteligente e sustentável, com estrutura que utiliza alumínio de baixo carbono, produzido pela patrocinadora CBA, cimento gerado a partir do caroço de açaí, além de sistemas de reaproveitamento da água da chuva, placas de energia solar, entre outras inovações que caminham com a sustentabilidade e a inovação.

Créditos: Giovanna Martini | Cenário News

Após a COP-30, foi anunciado que o espaço da EY House será a nova sede da Secretaria de Estado dos Povos Indígenas, sob o comando da secretária Puyr Tembé. “O que está acontecendo aqui é um projeto inovador, uma iniciativa que vem fortalecer a pauta indígena. É um momento histórico, é a primeira vez que os povos indígenas vão ter, de fato, essa casa, a própria sede, a própria secretaria de Estado dos Povos Indígenas voltada para a construção de políticas públicas”, finalizou a secretária Puyr Tembé, sobre a nova sede da Secretaria de Estado dos Povos Indígenas.

Conheça mais sobre a EY e o espaço EY House pelo site: https://www.ey.com/pt_br