Design paraense ganha vitrine internacional na Maison&Objet com apoio da ApexBrasil

Agência é responsável pela mostra brasileira dentro de uma das maiores feiras internacionais de design e decoração que começa dia 4 de setembro, na França

Créditos: Tereza Maciel

Entre os dias 4 e 8 de setembro, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) levará 31 empresas brasileiras de design e decoração para participar da Maison&Objet, em Paris, uma das maiores feiras internacionais do setor no mundo. A mostra brasileira, intitulada Amuleto, tem a curadoria do arquiteto e designer Bruno Simões e o projeto cenográfico do arquiteto Lucio Richetti, da Estojo Cenografia.

A região Norte será representada pela Guá Arquitetura, estúdio paraense que une design, cultura e impacto social. “A presença reforça a diversidade e a força criativa do Norte, que ganha visibilidade em uma vitrine internacional estratégica para os negócios e a exportação”, afirma Maria Paula Velloso, gerente de Indústria e Serviços da ApexBrasil.

A marca, com sede em Belém, vai apresentar a luminária Pássaros, da coleção Admiriti. A peça nasceu de três anos de pesquisa em coautoria com artesãos de miriti de Abaetetuba (PA), reposicionando o material amazônico – leve, sustentável e de baixo impacto ambiental – como protagonista de um objeto de design autoral. “Admiriti é um elo entre memória e futuro: usamos design para ampliar renda e preservar saberes”, afirma Luís Guedes, um dos fundadores da Guá Arquitetura. Para a exposição, a Guá desenvolveu uma edição especial da luminária em parceria com o mestre ceramista Levy Cardoso, da Cerâmicas Cardoso, de Icoaraci (PA). Partes da luminária foi feita em cerâmica, unindo o miriti à ancestralidade da cerâmica paraense.

Créditos: Tereza Maciel

A coleção Admiriti é também um manifesto em defesa da floresta. Inspirada em aves raras da Amazônia, carrega dimensão educativa ao convidar o público a reconhecer e preservar espécies emblemáticas do bioma. “Pássaros traduz o voo das espécies amazônicas em luz, leveza e técnica refinada em miriti”, complementa Pablo do Vale, sócio da Guá Arquitetura. O trabalho fortalece economias locais, valoriza mestres artesãos e difunde a cultura popular paraense em escala global.

Para Luís, a participação na feira vai além da comercialização. “Mais do que buscar negócios, nossa presença com o projeto Admiriti é um gesto de visibilidade: queremos mostrar o talento amazônico para o mundo e, ao mesmo tempo, reafirmar que o design pode ser um manifesto em defesa da floresta e de seu povo. Saber que uma peça concebida no Norte do Brasil, produzida inteiramente no Pará, chega a um palco internacional nos faz acreditar que o mundo ainda tem muito a aprender ao ouvir as vozes amazônicas”.

A Guá acumula conquistas relevantes em sua trajetória. Em abril de 2025, levou obras à prestigiada Rossana Orlandi Gallery, em Milão, durante o Fuorisalone, validando internacionalmente a potência criativa da Amazônia. “Foi nossa segunda participação no Fuorisalone, ambas a convite da ApexBrasil, o que mostra como a instituição tem ampliado seu olhar para além do eixo Sul-Sudeste, apostando também no protagonismo amazônico”, ressalta Luís.

A empresa também venceu prêmios como o EDIDA Brasil 2024 e o Design for a Better World Award 2024, além de integrar a lista da Casa Vogue dos 50 escritórios mais influentes do Brasil. A participação na Maison&Objet reforça sua estratégia de internacionalização e a consolidação do design nortista como voz ativa do Brasil no cenário global.

Maison&Objet
A cada edição, a Maison&Objet reúne mais de 70 mil visitantes, dois terços deles revendedores em busca de novidades para seus negócios, além de apresentar instalações e painéis com grandes nomes do segmento de casa e decoração.
A participação brasileira tem como parceiros a Embaixada do Brasil na França, a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e a Associação Brasileira de Estilistas (Abest).

Conceito
O conceito Amuleto criado por Bruno Simões traduz o espírito da mostra. “Além da beleza estética, as peças são imbuídas de significado, memória e senso de pertencimento que funcionam como amuletos que carregam sabedoria por meio de técnicas artesanais e ancestrais”, explica o curador.

SERVIÇO
Mostra brasileira na Maison&Objet
Data: 4 e 8 de setembro
Local: Parc des Expositions Paris Nord, Villepinte – Paris/França