Professor da Afya Abaetetuba recebe premiação nacional por excelência em estudos científicos realizados com populações tradicionais da Amazônia

O médico e professor Esdras Edgar, doutor em Genética e Biologia Molecular, foi reconhecido na 2ª edição do Afya Summit 2025, em São Paulo, pela sua contribuição à pesquisa científica e à excelência no ensino médico. A honraria destaca o impacto do trabalho que ele desenvolve ao lado de 20 estudantes da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Abaetetuba e da Liga Acadêmica de Oncologia e Genética Médica, com foco na oncologia e na genética das populações da Amazônia.

Entre as pesquisas coordenadas pela equipe do professor Esdras Edgar destaca-se aquela que mapeia os polimorfismos genéticos relacionados à suscetibilidade ao câncer de pulmão em populações vulneráveis, além de outras doenças em populações indígenas, quilombolas, crianças e idosos da região amazônica. Os estudos não apenas ampliam o conhecimento científico sobre a realidade local, mas também fornecem subsídios para estratégias de prevenção, rastreamento e tratamento precoce e personalizado, reforçando a importância da medicina de precisão aplicada ao contexto regional.

“Estou honrado com esse reconhecimento, que não é só meu, mas de todos os amigos docentes, discentes, orientandos e da nossa Liga Acadêmica. Esse prêmio reforça nosso compromisso em buscar uma educação médica de excelência, inovadora e que beneficie nossa população. Seguimos firmes para transformar conhecimento em qualidade de vida para quem vive na Amazônia”, destacou o professor Esdras.

Além de seu papel como docente na Afya Abaetetuba, Esdras é pesquisador em diferentes grupos ligados à oncologia, genética e saúde coletiva, e contribui com publicações internacionais para dar visibilidade à singularidade genética e aos desafios de saúde da região amazônica.

A premiação no Afya Summit 2025 reforça a importância da pesquisa científica realizada em instituições da Amazônia, mostrando que a produção de conhecimento de qualidade pode gerar impacto local e nacional, contribuindo para reduzir desigualdades em saúde e promover equidade no acesso a diagnósticos e tratamentos.

Mais sobre a Afya
A Afya é o maior hub de educação e tecnologia para a prática médica no Brasil. Reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, sendo 33 com cursos de Medicina e 20 com unidades de pós-graduação e educação continuada em saúde.

Atualmente, são 3.653 vagas de Medicina autorizadas pelo MEC, com mais de 23 mil médicos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte à atividade médica, 1 a cada 3 médicos ou estudantes de Medicina no país utiliza ao menos uma solução do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers.

Primeira empresa brasileira de educação médica a abrir capital na Nasdaq, em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo Valor Inovação (2023), como a empresa mais inovadora do Brasil, e Valor 1000 (2021, 2023 e 2024), como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi eleito o melhor executivo de Educação pelo prêmio Executivo de Valor (2023).

Em 2024, a Afya passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do Pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz do ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações: afya.com.br | ir.afya.com.br