DSE Engenharia: uma década de pioneirismo no mercado de energia solar

Daniel Sobrinho, diretor da empresa, comenta sobre os desafios e a rotina do setor ao longo de 10 anos de atuação no Pará

Daniel Sobrinho (esq. abaixo) e equipe da DSE | Créditos: Acervo DSE Engenharia

A energia solar se torna cada vez mais popular a nível regional e nacional. Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a energia solar se tornou a 2ª maior fonte do país, ultrapassando a marca de 55 gigawatts (GW) de potência instalada.

E há cerca de 10 anos, em 2015, as fontes de energia solar começavam a ganhar força nos estados brasileiros. Nesse cenário de pioneirismo, a empresa DSE Engenharia abriu as portas para o mercado emergente, apostando em serviços de qualidade para conquistar o público e avançar nas novidades promovidas pelo setor.

Daniel Sobrinho, coordenador estadual da Absolar, engenheiro eletricista e fundador da DSE Engenharia, relembra o início das ações da empresa e como ela se desenvolveu ao longo dos anos. “A empresa atende qualquer serviço da parte elétrica, mas, ao longo dos anos, o foco principal foi na parte de energia solar. Inclusive, eu fui um dos pioneiros nisso aqui no Pará. A gente se coloca não como uma empresa que faz mais serviços, mas aquela que oferece tratamento personalizado para o cliente, em termos de pré-venda e pós-venda do sistema”, afirma Daniel.

Segundo o empresário, a relação direta e o atendimento personalizado são pilares essenciais para a manutenção de boas práticas de negócios e longevidade no mercado. Daniel comenta que não basta “chegar e instalar as placas solares no telhado e abandonar o cliente”. Serviços de manutenção e acompanhamento dos sistemas, que têm vida útil estimada de cerca de 25 anos, são diferenciais na relação entre empresa e cliente.

“Então a nossa ideia é montar como se fosse um centro de operação, onde nós vamos acompanhar online todos esses clientes que aderiram a esse nosso plano. Em qualquer situação que tiver, a proposta é mandar uma pessoa da empresa para resolver o problema. Ou seja, a ideia é sempre dar atenção total ao cliente, cuidando do sistema dele ao longo do tempo”, explica o engenheiro.

Os benefícios da energia solar vão além da economia na conta de luz elétrica. Um dos maiores atrativos da fonte é o caráter renovável, por depender de uma fonte que não emite poluentes. Segundo dados da Absolar, divulgados pela Agência Brasil, a fonte solar evitou a emissão de cerca de 66,6 milhões de toneladas de gás carbônico (CO²) na geração de eletricidade.

Créditos: Acervo DSE Engenharia

Desafios do mercado

Para Daniel, um dos principais desafios impostos pelo setor de energia solar é a competitividade e o zelo por equipes qualificadas de forma técnica. “Hoje, nossos clientes são, na maioria, de indicação. Apesar dos preços terem caído pela metade ao longo desses 10 anos, ainda é um investimento. Então, o desafio maior é que a gente continue o trabalho de maneira adequada”, afirma.

Atualmente, o acesso à energia solar é mais fácil, devido a questões como financiamentos oferecidos por instituições financeiras, queda da taxa de juros e difusão das tecnologias dos painéis solares. Daniel comenta que os serviços oferecidos pela DSE Engenharia têm como foco principal o benefício dos clientes.

“Nós procuramos posicionar a empresa. Não é uma empresa que vende energia solar, é uma empresa que trabalha para o cliente pagar menos energia. E aqui, no Pará, estamos no top 10 de consumo e produção de energia solar, principalmente por questões ambientais”, finaliza o engenheiro Daniel Sobrinho.