AGROPEC 2025 consolida Norte como potência do agro com negócios e sustentabilidade

O evento reforçou o protagonismo do Pará no agronegócio nacional e da região Norte.

Créditos: CREA/PA.

Com o tema “Cultivando o Futuro, Valorizando Nossas Raízes”, a 58ª Exposição Estadual dos Produtores do Campo (AGROPEC 2025) se consolidou como um dos maiores eventos agropecuários do país.

Sediada em Paragominas, a feira reuniu produtores rurais, empresas do setor e visitantes em uma extensa programação com exposições, leilões, palestras, shows e rodeios. Organizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas (SPRP), a feira também celebrou os 60 anos da cidade.

Um dos destaques da edição de 2025 foi o pioneirismo ambiental: a AGROPEC se tornou a primeira feira carbono neutro do Norte do país, implementando uma série de medidas para compensar emissões e reaproveitar resíduos, alinhando desenvolvimento econômico à preservação.

A última edição, de 2024, reuniu 215 expositores, entre empresas, governos, entidades, artesãos e escolas, e movimentou aproximadamente R$800 milhões em negócios.

Apoio do Governo do Estado

Uma comitiva formada pelo governador Helder Barbalho, vice-governadora Hana Ghassan, o ministro das Cidades, Jader Filho, e outros, visitaram a AGROPEC na última sexta-feira (15). Durante o evento, Helder comentou sobre a importância do evento para o estado do Pará.

“A AGROPEC é uma referência do agro paraense, certamente uma das mais importantes feiras agropecuárias do Brasil. Fico muito feliz de poder ver a potência do agro a partir de Paragominas e de toda essa região da Belém-Brasília. São muitas perspectivas de negócios acontecendo, com os estandes sendo prestigiados pela população”, afirmou Helder Barbalho.