Capacitação gratuita reuniu potenciais anfitriões em Belém com foco na oferta de aluguel por temporada para o maior evento climático do mundo

Com o objetivo de preparar a capital paraense para receber os milhares de visitantes esperados durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e a plataforma Airbnb, em parceria com a Associação Comercial do Pará (ACP), realizam nesta quinta-feira (14), um o workshop gratuito “Rumo à COP30! Seja um anfitrião Airbnb!”.
O evento, que acontece em Belém, tem como foco orientar moradores e empreendedores interessados em oferecer imóveis para aluguel por temporada durante a COP30, prevista para novembro de 2025. A expectativa é de que mais de 50 mil pessoas visitem a capital paraense durante a conferência.
Além de apresentar o funcionamento da plataforma Airbnb, o workshop fornecerá informações práticas sobre como preparar e anunciar propriedades, bem como dicas de hospitalidade e atendimento ao cliente. A capacitação também destaca as oportunidades econômicas que esse tipo de hospedagem pode gerar, especialmente para famílias que desejam obter uma renda extra ao receber visitantes em suas casas.
Com mais de 220 países e regiões atendidos, cinco milhões de anfitriões e dois bilhões de check-ins desde sua fundação, o Airbnb aposta no potencial do Pará para receber diversos perfis de turistas. De acordo com dados da plataforma, 61% das hospedagens envolvem famílias reunidas e mais de 80% das viagens são feitas em grupo — um cenário que se alinha à infraestrutura domiciliar existente em Belém.
A realização do workshop faz parte de um conjunto de ações articuladas entre a ACP, Setur e Airbnb para garantir que a cidade esteja preparada para atender à alta demanda durante a COP30, aproveitando o evento como uma oportunidade de desenvolvimento local e geração de renda.