Professora Betânia Fidalgo recebe Prêmio Mérito Educacional 2025 da ACP

Créditos: Divulgação.

O papel de uma professora vai muito além de ensinar conteúdos em sala de aula. Ela inspira sonhos, amplia horizontes e transforma vidas por meio do conhecimento. É o caso da professora Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo, uma mulher cuja trajetória se destaca por seu compromisso com a educação no Pará e no Brasil.

Na noite desta quarta-feira (23), a Câmara Setorial de Educação da Associação Comercial do Pará (ACP) homenageou a professora Betânia com o Prêmio Mérito Educacional 2025, durante uma cerimônia realizada no Salão Nobre da ACP, na Avenida Presidente Vargas, bairro da Campina, em Belém.

Reconhecimento

A honraria reconhece a contribuição de Maria Betânia à educação, à promoção do conhecimento e à formação de gerações comprometidas com o saber, a ética e o desenvolvimento social.

Para a coordenadora da Câmara Setorial de Educação da ACP, professora Nazaré do Vale, a homenagem era mais do que merecida. “Foi um prazer enorme organizar esse momento para a Betânia. Ela merece esse reconhecimento por sua história e por sua contribuição à Associação Comercial do Pará e à nossa Câmara. Já premiamos 11 educadores e agora ela se torna a 12ª homenageada. Já era hora de celebrar sua trajetória”, afirmou.

Desde sua criação em 2009, o Prêmio Mérito Educacional já reconheceu 11 personalidades do meio educacional. Com a entrega deste ano, Maria Betânia se torna a 12ª homenageada. A presidente da ACP, Elizabete Grunvald, destacou o simbolismo da escolha. “A professora Betânia dispensa apresentações. Seu mérito e sua dedicação à educação são amplamente reconhecidos. Celebramos hoje uma trajetória inspiradora e parabenizamos a Câmara Setorial de Educação por essa justa e merecida escolha”, ressaltou.

Liderança e inspiração

O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o reitor da Universidade do Estado do Pará (UEPA), professor Clay Chagas, que representou o governador do Estado, Jader Barbalho. “A importância dessa homenagem está no reconhecimento da trajetória profissional da professora Betânia, não só como reitora da UNAMA, mas também como presidente do Conselho Estadual de Educação. Sua liderança serve de exemplo para outras mulheres que buscam espaços de protagonismo”, enfatizou.

O professor Luiz Alberto Rocha, pró-reitor de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA), também destacou o impacto da atuação de Betânia. “A professora Betânia é uma mulher de garra, uma educadora que representa com excelência o papel feminino na educação. É uma satisfação para nós da UFPA presenciar esse reconhecimento”, declarou, representando o reitor da universidade, professor Gilmar Pereira.

Orgulho e emoção

Para o professor João Cláudio Tupinambá Arroyo, esposo da homenageada, a premiação reflete o compromisso de Betânia com a transformação social por meio do ensino. “A homenagem é um gesto que reconhece a escolha de Betânia por um caminho que constrói um mundo mais justo e sustentável. Ela se dedica à base de qualquer desenvolvimento — o conhecimento — e serve de inspiração para muitos outros profissionais”, destacou.

Visivelmente emocionada, a professora Betânia Fidalgo agradeceu à Câmara Setorial de Educação da ACP pela honraria. “Foi uma noite muito especial. Voltar à Associação Comercial do Pará, onde meu avô foi empresário do ano e presidente do Conselho, e ser homenageada aqui, após 40 anos dedicados à educação, é emocionante. Essa vitória não é só minha, é de todas as mulheres que saem todos os dias em busca de realizar seus sonhos”, declarou.

Trajetória de excelência

Natural do Pará, Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo é pedagoga, mestre em Pedagogia e Gestão Universitária e doutora em Administração pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Iniciou sua carreira no ensino superior em 1998, na Universidade Federal do Acre (UFAC), e desde então tem desempenhado papéis de liderança em diversas instituições.

Atualmente, é reitora da UNAMA e diretora da Regional Norte do Grupo Ser Educacional. É também presidente do Conselho Estadual de Educação do Pará (CEE/PA), cargo para o qual foi reeleita por três mandatos consecutivos; diretora da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA); membro do Conselho Curador da FUNADESP; e presidente da Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia (FIDESA).

Betânia é autora de diversas obras que abordam temas como a educação na Amazônia, a gestão educacional e o papel feminino na liderança. Entre seus livros estão: Representações sociais da figura feminina na gestão educacional, Nem eu nem vocês, nós, Os processos de ensino e aprendizagem na Região Amazônica, além da coletânea Baú da Professora e da obra Maria, Maria(s): Autoetnografia de uma mulher na gestão e na mudança da cultura organizacional.

Em 2024, tornou-se a 11ª mulher a ocupar uma cadeira na centenária Academia Paraense de Letras (APL), fundada há 120 anos.

Mãe de três filhos e casada com o professor João Arroyo, Betânia Fidalgo é exemplo de liderança, dedicação e compromisso com a educação como força de transformação social.