FIEPA NAC reúne empresários e instituições financeiras em mais uma Rodada de Crédito

Empresários e representantes de instituições financeiras participaram, nesta quinta-feira (03/07), de mais uma edição da Rodada de Crédito promovida pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), via Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC). O encontro reuniu 25 empresas e oito organizações, entre bancos e escritórios de projetos, e teve como objetivo facilitar o acesso a recursos para investimentos, especialmente em um momento estratégico de preparação para a COP30.
O evento ofereceu um ambiente de diálogo direto e técnico para viabilizar negócios. A Rodada de Crédito faz parte do calendário de ações do NAC, com a finalidade de fortalecer o setor produtivo paraense, promovendo acesso a crédito responsável e conexões estratégicas para a indústria local.

Segundo a gestora do NAC, Cassandra Lobato, a dinâmica foi pensada para otimizar o tempo dos empresários e garantir mais informações sobre soluções financeiras disponíveis no mercado. “Cada empresa participante tem sua agenda organizada para conversar com cada instituição, tirar dúvidas e conhecer soluções de crédito disponíveis. A Federação, por meio do NAC, trabalha para garantir o acesso ao crédito de forma consciente, com retorno previsto, e isso faz toda a diferença para as empresas conseguirem ampliar a produção, fortalecer o capital de giro ou comprar matéria-prima”, ressaltou Cassandra.

A gestora do NAC destacou a importância da articulação entre os empresários, instituições financeiras e projetistas no processo de aquisição de crédito. “Além dos bancos, que operam o crédito, os projetistas são profissionais especializados na elaboração de projetos para financiamento. Muitas vezes, os bancos precisam de projetos bem estruturados para aprovar valores maiores. Esses profissionais sabem como solicitar recursos e são fundamentais para apresentar soluções completas à indústria”, explicou.

O evento marca o início de parcerias entre projetistas e empresas, ao permitir que as indústrias conheçam metodologias de trabalho e iniciem rodadas de negócios com profissionais que muitas vezes não estão ao seu alcance. Diferente do atendimento tradicional em agências, o ambiente da rodada é neutro e estimula a concorrência entre os bancos, que disputam a atenção dos empresários com condições cada vez mais atrativas.

Para a empresária Daniela Cunha, da Quri Natural Beauty, especializada em biocosméticos da Amazônia, a rodada foi uma oportunidade para expandir contatos e acelerar processos. “Foi superinteressante, é sempre válido. Aqui a gente participa de eventos, conhece mais pessoas e constrói um network incrível. Há possibilidade de parcerias, apoios e suporte, tanto de bancos quanto de outras instituições presentes. Acho que é um incentivo bem grande para as pequenas empresas também.”

Também participando pela primeira vez, Paula Cerqueira, da Paulette Cerqueira Biocosméticos, comemorou a chance de buscar informações e apoio para sua empresa, que atua há quatro anos no mercado. “A experiência foi maravilhosa. Eu pude ter contato com vários segmentos. Então, para a empresa é muito interessante, porque a gente consegue conhecer mais sobre a questão de crédito, de oportunidades que a empresa pode ter. Somos uma empresa bem recente, pequena no momento, então necessitamos realmente desse apoio. E aqui a FIEPA tem nos dado esse apoio e nós só temos a agradecer”, concluiu a empresária.