Hospital Beneficente Portuguesa integra programa nacional “Agora Tem Especialistas”

O Hospital Beneficente Portuguesa é um dos centros de saúde selecionados para integrar o novo programa do Ministério da Saúde, “Agora Tem Especialistas”. A escolha da instituição para participar da iniciativa marca o início de novas possibilidades de tratamento de saúde para a população do estado do Pará.

O presidente do Hospital Beneficente Portuguesa, Alírio Gonçalves, comemorou o início do programa:
“Foi muito importante para a Beneficente Portuguesa ser escolhida pelo Ministério da Saúde e fazer parte do programa Agora Tem Especialistas. Vamos ofertar mais consultas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e mais exames, e isso é muito bom para a população. A Beneficente mais uma vez concretiza o sonho de atender bem ao SUS”, comentou o presidente.

O programa “Agora Tem Especialistas” vai expandir o acesso a exames, consultas e procedimentos cirúrgicos — todos realizados via SUS — em instalações de hospitais privados e filantrópicos. O foco dos atendimentos está em seis áreas prioritárias: oncologia, ginecologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia.

O objetivo do programa é reduzir as filas de espera por atendimentos e ampliar a rede de profissionais qualificados nas unidades de saúde. Em regiões remotas e de difícil acesso, o Ministério da Saúde prevê a realização de atendimentos por telessaúde, via internet, além da oferta de unidades móveis especializadas.

A reunião de lançamento da iniciativa ocorreu na sexta-feira, 27, e foi conduzida de forma online pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Durante a videochamada, o ministro parabenizou as equipes das secretarias de saúde municipais e estaduais, além dos representantes dos dez hospitais selecionados, e oficializou o início das atividades do programa.

Lena Peres, assessora da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, destacou o impacto positivo da iniciativa:
“O Ministério da Saúde está muito feliz de estar aqui, com a equipe da Beneficente Portuguesa, onde conseguimos formalizar a participação no programa Agora Tem Especialistas. Isso vai contribuir para a redução da lista de espera na região, em um hospital com instalações de excelência, como deveriam ser todas as unidades do SUS. É o início de uma grande parceria”, afirmou Lena.

Além da ampliação dos serviços, o programa Agora Tem Especialistas prevê a criação do Super Centro para Diagnóstico de Câncer, em São Paulo (SP) — uma rede nacional integrada de diagnóstico oncológico, em parceria com a instituição de saúde AC Camargo. A expectativa é reduzir em até cinco vezes o tempo de diagnóstico dos pacientes, incorporando novas tecnologias ao tratamento oncológico.

“Vamos consolidar o Brasil e o SUS como a maior rede pública de diagnóstico e prevenção do mundo. Estamos montando, em parceria com o Inca e a Fundação AC Camargo, um centro nacional de diagnóstico remoto, que já começa a funcionar em junho. Isso vai acelerar o diagnóstico e reduzir o tempo de espera no SUS”, afirmou o ministro Alexandre Padilha.