Presidente Lula, ministro das Cidades, Jader Filho, governador Helder Barbalho e outras autoridades entregaram as chaves do residencial Viver Outeiro, em Belém

Foi inaugurado na última quinta-feira, 13, no distrito de Outeiro, em Belém, o residencial Viver Outeiro As 1.008 famílias que vão residir no mais novo empreendimento entregue por meio do programa Minha Casa, Minha Vida receberam as chaves de seus apartamentos das mãos do do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do Ministro das Cidades, Jader Filho. O evento também contou com a presença do Governador do Pará Helder Barbalho, do Prefeito de Belém Igor Normando e outras autoridades.
A beneficiária Bárbara Pestana recebeu das mãos do presidente Lula e do ministro Jader Filho as chaves do seu novo apartamento.

“Eu me sinto realizada, porque temos um presidente que enxerga a nossa realidade e se importa com a vida das pessoas que mais precisam. Também sou grata pelo ministro Jader Filho, que é um paraense como nós, que trabalha e se dedica pelo povo do seu estado. Esse é o momento mais feliz da minha vida”, disse Bárbara.
Características do Viver Outeiro
O residencial, contratado em 2014, teve as obras paralisadas em setembro de 2021. Em fevereiro de 2023, sob a gestão de Jader Filho no Ministério das Cidades, o projeto recebeu suplementação de R$ 30 milhões em recursos federais para que a construção fosse retomada, o que ocorreu em março de 2023.
O investimento total para realizar a conclusão das 1.008 moradias do Viver Outeiro foi de R$ 97,2 milhões, entre recursos do FAR (Fundo de Arrendamento Residencial) e contrapartida do município de Belém. A estimativa é de que mais de quatro mil pessoas passem a morar no residencial.
O empreendimento é composto por apartamentos de 43,85 m², dispostos em 63 blocos de prédios de quatro andares, com quatro apartamentos por andar. Cada prédio possui unidades consumidoras de energia elétrica e hidrômetros individuais por apartamento, assim como sinalização de emergência obrigatória, extintores de incêndio em cada andar e interfones instalados.
O residencial dispõe de duas grandes áreas de lazer e convivência, equipadas com brinquedos em parque infantil, equipamentos para prática de exercícios físicos, quadra poliesportiva, centros comunitários e espaços para estacionamento de veículos.
Há, ainda, uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e uma Estação de Tratamento de Água (ETA), que vão trazer saneamento básico de qualidade para todos os beneficiários do Viver Outeiro. Além disso, operadoras de internet via fibra ótica já realizaram o cabeamento prévio nos postes do empreendimento, facilitando a contratação do serviço por parte dos moradores.
O local onde o residencial foi construído está situado em uma das zonas de expansão de Belém e conta com unidades escolares, posto de saúde e posto de segurança pública na região, assim como o acesso ao transporte público que atende o Distrito de Outeiro, com possibilidade de integração no Sistema BRT Belém.