Grupo Hydro conquista Selo Ouro no Programa Brasileiro do Protocolo GHG

A Hydro, líder global em alumínio e energias renováveis, conquistou o Selo Ouro no Programa Brasileiro do Protocolo GHG, promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em suas três principais operações no Brasil: Alunorte, Mineração Paragominas (MPSA) e Albras. O reconhecimento destaca a excelência da empresa na gestão de inventários de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

A conquista do selo ouro é resultado de um rigoroso processo de elaboração de inventários detalhados seguido de uma auditoria independente, que confirma a precisão dos dados e a gestão transparente das emissões. A auditoria, conduzida pela Bureau Veritas Certification, atestou a confiabilidade dos dados e processos utilizados pelas empresas na elaboração dos inventários, garantindo que a Alunorte e a MPSA recebessem o Selo Ouro pela primeira vez, assim como a Albrás veterana na certificação que recebe a certificação há 7 anos.

Os inventários abrangem os três escopos de emissões:

Escopo 1: Emissões diretas, como o consumo de combustíveis.
Escopo 2: Emissões indiretas provenientes da geração de energia elétrica consumida.
Escopo 3: Outras emissões indiretas, como transporte de matérias-primas e atividades de fornecedores.

A Hydro, atenta à crescente demanda por ações que reduzam as emissões de GEE investe em descarbonização como pilar estratégico. A empresa busca soluções em energia renovável, otimização de processos, tecnologias inovadoras e desenvolvimento de produtos com menor impacto ambiental, reforçando seu compromisso com um futuro mais sustentável.

“A certificação com o Selo Ouro demonstra a seriedade da Hydro em relação à sustentabilidade. Estamos comprometidos em minimizar o impacto de nossas operações e em oferecer produtos que contribuam para um futuro mais sustentável. Atingimos um alto nível de maturidade no nosso rastreamento de emissões, com um inventário robusto e rastreável e isso garante a qualidade dos nossos dados, que são utilizados por toda a cadeia que depende da nossa alumina”, afirma Carlos Neves, vice-presidente de Operações da Hydro Bauxita & Alumina.

Albras conquista o selo pelo 7º ano consecutivo
A Albras conquista o Selo Ouro desde 2017 atestando o compromisso e a transparência do seu inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE). A qualificação, referente ao ano de 2023, valida o sistema de gestão ambiental da companhia, que atende aos requisitos de padrões internacionais. A conquista do selo por sete anos consecutivos demonstra o esforço da Albras em manter altos padrões de qualidade e rastreabilidade nas emissões reportadas. A manutenção do Selo Ouro depende da contínua conformidade com os critérios estabelecidos.

“É uma satisfação anunciar que a Albras recebeu, novamente, o Selo Ouro no Programa GHG Protocol. Isso reflete o nosso compromisso contínuo com a sustentabilidade e a redução das emissões de gases de efeito estufa. Ao alcançar esse marco, não apenas fortalecemos nossa posição como, também, reafirmamos nosso compromisso com a criação de um futuro mais sustentável para todos”, afirma Luiz Roberto Silva Junior, presidente da Albras.

Sobre a Hydro

A Hydro é uma empresa líder em alumínio e energia renovável, comprometida com um futuro sustentável. Com objetivo de criar sociedades mais viáveis, desenvolve indústrias que importam para as pessoas e para a sociedade. Desde 1905, a Hydro transforma recursos naturais em soluções e negócios relevantes de forma inovadora, criando um local de trabalho seguro para 33.000 empregados em mais de 140 unidades e 40 países.
No Brasil, a Hydro está presente em toda cadeia de valor do alumínio com quase 7 mil empregados. Atuando desde a extração de bauxita, produção de energia renovável, refino de alumina, produção de alumínio e extrusão, oferece conhecimentos e competências únicas para indústrias da construção, automotiva e de embalagens, entre outras.