ACP promove programação voltada aos profissionais do café especial com foco na COP30

Nesta segunda-feira, 29, ACP-PA promove através da Câmara Setorial do Café Especial do Pará, evento com tema: “Preparação COP30: oportunidades para o mercado de cafés especiais em Belém”. A programação começa às 15h, na Associação Comercial do Pará (ACP).

A intenção da organização é promover e informar sobre os cafés especiais do país. O Brasil é o que mais produz café no mundo, mais exporta, tem qualidade, variedade e sustentabilidade. Segundo a organização da Câmara Setorial, muitas vezes o próprio mercado local não conhece o potencial que a região proporciona.

“Queremos oferecer o melhor, para que alcance o mesmo patamar da consolidada e reconhecida gastronomia paraense”, disse a organizadora, Liane Dias. Portanto, será um momento para trocar ideias e discutir as perspectivas e desafios do mercado de cafés especiais na região para se preparar com chegada da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças
Climáticas de 2025 (COP30), que vai acontecer em Belém.

“Queremos gerar oportunidade para todas as atividades relacionadas ao café: produtor, torrefação, cafeteria, restaurantes, hotéis, bares e demais segmentos, a fim de prepará-los em decorrência da COP30. A presença da palestrante de Brasília, Carmen Sousa, analista do Sebrae Nacional, esteve a frente da última pesquisa sobre cafés especiais no Brasil. Será fundamental sua participação para agregar informações, compreensão e desenvolvimento do setor que movimenta bilhões para economia brasileira”, pontuou Liane.


A programação conta com uma Roda de Conversa e entre os diálogos, produtores e especialistas renomados do setor, que envolve cafeterias, pesquisadores da Emater e produtores de café. Logo depois, palestra com a representante do Sebrae Nacional, Carmen Sousa, que vai falar sobre o Cenário dos Cafés Especiais no Brasil. O público alvo do evento são cafeterias, baristas (que servem café nas cafeterias), proprietários de restaurantes, hotéis, bares, padarias, empórios, pesquisadores e produtores de café.

“Promete ser uma oportunidade imperdível para se atualizar sobre as tendências e oportunidades do mercado de cafés especiais”, concluiu Liane Dias, organizadora e mediadora do evento.

De acordo com Associação dos Cafés Especiais do Brasil (BSCA), cafés especiais são grãos isentos de impurezas e defeitos. São considerados cafés acima de 80 pontos, após a análise dos atributos, conforme o protocolo de prova da associação. Além da qualidade intríseca, os cafés especiais têm rastreabilidade certificada e, os critérios de sustentabilidade ambiental, econômica e social, devem ser respeitados, assim como todas as etapas de produção.

Serviço:
Data: 29 de julho.
Horário: 15 horas.
Local: Sede da ACP, Av. Presidente Vargas, n.158.
Público-Alvo: Profissionais do café, turismo, hospitalidade e bioeconomia.