Criado em 1987, o Clube de Criativos do Pará (CCPA) foi relançado recentemente e deve movimentar o mercado de criação e publicidade paraense nos próximos meses. Formado por um grupo de publicitários empenhados na busca pelo desenvolvimento do setor, o CCPA trará eventos, workshops, concursos culturais e publicações que destacam o melhor da criatividade local. Sobre o assunto, o Cenário News conversou com exclusividade com Elias Portilho, Presidente do Clube. Portilho é diretor de arte na Agência CA Comunicação e possui vasta experiência em comunicação atuando com grandes marcas nacionais tais como Chevrolet, Suzano, Coca-Cola, TIM, Sebrae, entre outros.
1) Como tu avalias o mercado criativo e publicitário paraense, hoje?
Elias – O mercado criativo e publicitário paraense está em crescimento. Embora ainda possa ser considerado tímido quando comparado a grandes centros urbanos como São Paulo e Rio de Janeiro, há uma clara movimentação e evolução. A diversidade cultural e a rica herança regional oferecem um terreno fértil para a criatividade. Eventos como a COP 30, que será realizada em Belém no próximo ano, proporcionam uma oportunidade única para o mercado local se projetar nacional e internacionalmente, mostrando seu potencial e criatividade únicos.
2) Que tipo de apoio ou incentivo esse nicho precisa para se desenvolver ou se destacar no país?
Elias – Para que o mercado criativo e publicitário do Pará se desenvolva e se destaque, é fundamental o apoio em três áreas principais: educação, infraestrutura e networking. A promoção de workshops, seminários e cursos especializados pode capacitar os profissionais locais. Investimentos em tecnologia e infraestrutura ajudam a elevar a qualidade das produções. Além disso, criar oportunidades para que os profissionais se conectem, como por meio do Clube de Criativos do Pará (CCPA), facilita a troca de ideias e colaborações. A COP 30 pode atuar como um catalisador, atraindo atenção e recursos para a região, impulsionando ainda mais o setor.
3) De acordo com a tua experiência, existe alguma característica ou forma de fazer publicidade na Amazônia que seja diferente de outras regiões do país?
Elias – Sim, a publicidade na Amazônia tem características únicas que refletem a diversidade cultural e a rica herança regional. A comunicação publicitária aqui tende a valorizar fortemente os elementos locais, como a cultura indígena, a biodiversidade e os costumes regionais. Isso cria uma forma de publicidade autêntica e distinta, que ressoa profundamente com o público local. Com a COP 30 trazendo foco para a região, há uma excelente oportunidade para destacar essas particularidades e integrá-las em campanhas de maior alcance, mostrando ao resto do país e do mundo a riqueza cultural da Amazônia.
4) No que consiste o CCPA? Há quanto tempo existe? Quem são os idealizadores?
Elias – O Clube de Criativos do Pará (CCPA) é uma organização dedicada a promover, reconhecer e estimular a qualidade criativa dos profissionais de publicidade e áreas afins no Pará. Criado originalmente em 10 de outubro de 1987 e retomado em 2024, o clube busca fomentar a inovação e a colaboração no mercado publicitário local. Os idealizadores incluem um grupo de publicitários comprometidos com o desenvolvimento do setor, que se reuniram para revitalizar a entidade e adaptá-la às necessidades contemporâneas do mercado.
5) De que forma o clube atua ou pretende atuar no Pará? Depois de relançado quais os próximos passos para sua consolidação?
Elias – O CCPA pretende atuar no Pará por meio da organização de eventos, workshops, concursos culturais e publicações que destacam o melhor da criatividade local. Após o seu relançamento, os próximos passos incluem a realização de um festival estudantil, a produção de um anuário com as melhores peças publicitárias e a continuação do nosso videocast, que já foi criado e é um sucesso no YouTube, entrevistando profissionais influentes do mercado. O clube também visa promover a integração e a troca de conhecimento entre fornecedores, clientes, agências e veículos de comunicação, criando um ecossistema colaborativo onde todos estão conectados para o fortalecimento da comunicação paraense.
A COP 30, que ocorrerá em Belém, oferece uma plataforma perfeita para o CCPA mostrar a capacidade e a inovação do mercado criativo paraense. A presença e a participação ativa do CCPA nesse evento serão cruciais para sua consolidação e reconhecimento, tanto local quanto nacionalmente. Essa oportunidade de fazer conexões “tudo junto e misturado” contribuirá para o fortalecimento e a visibilidade da comunicação e criatividade do Pará.
Os interessados em conhecer, participar ou fazer parte do clube podem acessar o instagram @clubedecriativosdopara