A UNAMA – Universidade da Amazônia, por meio da Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano (PPDMU) e do Laboratório da Cidade – Belém, realizam até o dia 08 de maio, o V Diálogos Urbanos (DIURB’24). O evento, que tem como tema “Megaeventos como estratégia para o desenvolvimento urbano: balanço crítico e expectativas da COP30 no Brasil”, é voltada a estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais, pesquisadores e docentes, além de representantes da sociedade civil.
A programação é formada por conferências e mesas redondas com renomados pesquisadores na área, gestores e pessoas ligadas a movimentos sociais. Ao todo, são debatidos quatro eixos: balanços críticos das ações, obras, investimentos e legados que concorreram (ou não) para o desenvolvimento urbano; reflexões sobre a realização da COP30 no Brasil no ano de 2025; potencial transformador desse evento para a cidade sede; reflexões sobre a dimensão urbana das mudanças climáticas, com ênfase em chuvas, alagamentos, seca e calor, e as soluções propostas para seu enfrentamento. O evento ocorre de forma presencial em Belém, mas também é transmitido de forma on-line. As sessões de apresentação e trabalho acontecem em formato híbrido.
De acordo com o coordenador do PPDMU, Leonardo Bello, esse é um espaço organizado para pensar nas grandes transformações que um local precisa passar para atender as demandas de um megaevento e o legado – de aspectos positivos e negativos – que essa atividade traz aos espaços urbanos. “O DIURB’24 expressa as preocupações com o tema das transformações urbanas ocorridas em função dos megaeventos, em especial por ocasião dos 10 anos da realização da Copa do Mundo de Futebol Masculino no Brasil”, reforça o gestor.