Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a atividade física regular é fundamental para prevenir e controlar doenças cardíacas, bem como para reduzir os sintomas de depressão e ansiedade, reduzir o declínio cognitivo, melhorar a memória e exercitar a saúde do cérebro. Apesar disso, cerca de 47% dos brasileiros são sedentários, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Por conta disso, o estímulo à atividade física tem ganhado espaço no meio empresarial. Informações da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), registram que aproximadamente 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem com a Síndrome de Burnout, uma doença ocupacional resultante do estresse e excesso de trabalho. Atualmente, o Brasil é o segundo país com mais casos diagnosticados no mundo.
Empresas tem investido em projetos que estimulam o bem-estar pessoal e profissional, viabilizando uma melhor qualidade de vida para seu time de colaboradores. O escritório de advocacia Andrade e Côrtes é um dos exemplos desse novo tipo de conduta no mercado, onde no próximo sábado, 16, realizará uma programação especial de incentivo à atividade física. “Será um momento de descontração entre nossos funcionários, trazendo leveza e ainda combatendo o sedentarismo”, ressalta Kristofferson Andrade, sócio fundador do escritório.
A programação acontecerá a partir das 8h, na academia BEL 01, localizado na Diogo Moía e contará com uma aula de Crossfit, beach tennis e coffee break. Para Kristofferson, será um momento de sair da rotina e também cuidar da saúde mental. “As pressões do dia-a-dia acabam prejudicando o fluxo de resoluções de problemas. Como empresário, precisamos fornecer oportunidades que viabilizem a produtividade e proporcionem um ambiente de trabalho mais leve e equilíbrio”, explica Nadia Côrtes, sócia-fundadora do escritório.
Saúde Mental
Para a psiquiatra Daniele Boulhosa, é fundamental que empresas continuem investindo na qualidade de vida de seus funcionários, pois auxilia a saúde mental no meio corporativo. “Desenvolver o bem-estar de seu time de colaboradores deveria estar na missão de toda empresa. Cobrar resultados sem oferecer apoio emocional pode gerar inúmeros problemas psicológicos, como a Síndrome de Burnout. É preciso ter esse cuidado e atenção com toda a equipe”, orienta a especialista.