Mônica Azevedo celebra 11 anos de trajetória da Clínica Voo de Liberdade, em Belém

No mundo todo, cerca de 1 bilhão de pessoas sofriam de transtornos mentais em 2019. O dado foi divulgado em 2022 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), na maior revisão feita sobre o tema desde a virada do século. Com o aumento significativo dos transtornos mentais em escala global, a atenção à saúde mental tornou-se uma pauta urgente. Em Belém, em 2013, surgiu a Clínica Médica Voo de Liberdade idealizada pela assistente social Mônica Azevedo. São 11 anos de dedicação à promoção do tratamento humanizado para a dependência química e outras doenças psiquiátricas.

O espaço oferece tratamento especializado para a dependência química e outras doenças psiquiátricas, por meio de uma equipe multidisciplinar. Há um ano, o serviço foi ampliado por meio do atendimento 24 horas em urgência psiquiátrica, atendendo ao público infanto-juvenil e adulto, em Belém.

Nessa entrevista exclusiva, a diretora presidente da clínica, Mônica Azevedo, compartilha os desafios e conquistas ao longo dessa trajetória marcante.

Como surgiu a ideia de criar a Voo de Liberdade?
Mônica Azevedo A Voo de Liberdade surgiu da necessidade de oferecer um tratamento psiquiátrico humanizado. Nasceu do desejo de criar um espaço onde as pessoas pudessem encontrar apoio e cuidado especializado para suas necessidades biopsicossociais.

Quais são os princípios que a clínica se baseia?
Mônica Azevedo Nossos valores e princípios fundamentais, como a empatia, o respeito à dignidade humana e o compromisso com a excelência clínica, foram os pilares que impulsionaram nosso crescimento ao longo desses 11 anos. Acreditamos na importância de cada indivíduo e nos esforçamos para oferecer um ambiente de tratamento onde todos se sintam valorizados e compreendidos.

Qual o maior desafio ao longo desses 11 anos?
Mônica Azevedo O maior desafio enfrentado ao longo dessa jornada tem sido encontrar o equilíbrio entre as demandas clínicas e administrativas/financeiras, garantindo que a qualidade do atendimento permaneça sempre nossa prioridade máxima. Superar esse desafio exige, diariamente, dedicação, flexibilidade e uma constante busca por aprimoramento.

Quais os planos para a Clínica nos próximos anos?
Mônica Azevedo Para os próximos anos, vislumbramos continuar expandindo nossos serviços e impactando positivamente mais vidas. Planejamos investir em novas tecnologias e abordagens terapêuticas, além de fortalecer parcerias com profissionais e instituições comprometidas com a promoção da saúde mental e o bem-estar.

Qual é o sentimento no decorrer desses 11 anos?
Mônica Azevedo Impactar e restaurar vidas ao longo desses 11 anos tem sido uma jornada emocionante e gratificante. Presenciar a transformação e o crescimento pessoal dos nossos pacientes é uma fonte constante de inspiração. Cada vida que tocamos nos lembra do poder da esperança, da resiliência e da capacidade de superação humana. Estamos profundamente honrados por fazer parte desse processo de tratamento e renovação