No último trimestre de 2023, as estimativas do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA) apontaram o alcance de cerca de 4.600 pessoas contratadas temporariamente para a movimentada temporada de fim de ano, na Região Metropolitana de Belém. O número de contratações representa cerca de 10,0% a mais que o estimado em comparação ao mesmo período do ano de 2022, que registrou cerca de 4.200 vagas temporárias. O bom desempenho leva à efetivação de quem busca se manter no mercado e garantir a carteira de trabalho assinada. É o caso de Ana Daniela Chermont da Silva, contratada para desempenhar a função de vendedora em uma loja de cosméticos localizada no Shopping Metrópole Ananindeua.
Foi por meio da entrega de currículo para uma seleção na empresa que a jovem, de 29 anos, teve a contratação temporária de fim de ano, em 2023. Hoje, efetivada, ela diz que a experiência de trabalhar no shopping está sendo uma grande oportunidade de aprender coisas novas trabalhando em equipe. “É minha primeira oportunidade com carteira assinada. A dica que dou para quem está buscando uma colocação ou recolocação no mercado é que você esteja sempre disposto a aprender todos os dias”, destacou, ao considerar que “é uma grande empresa que te apoia e te valoriza no seu trabalho”.
Ainda segundo o Dieese/PA, as vagas temporárias de trabalho envolveram, principalmente, o setor do Comércio, isto é, lojas de departamentos, supermercados e shopping centers, onde, em Ananindeua, a gerente da franquia Natura, Simone Dal Agnol, contratou a Ana e mais outra funcionária, para as funções de vendedora e operadora de caixa. A gerente destaca que proatividade, aprendizagem rápida, entrosamento com a equipe e a entrega de resultados foram os critérios usados para tornar efetivo o contrato temporário de fim de ano de suas duas novas funcionárias.
“Seja você. Não tenha medo de perguntar, não fique com dúvidas e se adapte à nova rotina. Depois que o período termina, seja sincero, pois o empregador já tem uma visão de como foi sua evolução. Quando você se identifica com o que está trabalhando as chances de ser efetivado aumentam”, disse a gerente.
De acordo com a superintendente do Shopping Metrópole Ananindeua, Renata França, no fim do ano, o centro de compras realizou várias contratações temporárias por meio de suas lojas. “Muitas dessas contratações se tornaram efetivas este ano. No decorrer dos anos, a administração do Shopping Metrópole recebe muitos currículos, que são repassados para os nossos lojistas. Portanto, esse é apenas mais um exemplo das muitas efetivações realizadas no shopping, o que oportuniza a geração de emprego, renda e faz girar a economia em nosso município”, destacou Renata.