Fórum Municipal sobre Mudanças Climáticas define ações para 2024

No último dia 15, representantes do Fórum Municipal sobre Mudanças Climáticas se reuniram para traçar as ações que serão desenvolvidas pelo grupo em 2024. A organização reúne representantes da gestão municipal e da sociedade civil organizada para tratar os assuntos relacionados à realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP-30), que será realizada em Belém, em novembro de 2025.

Os Grupos de Trabalho (GT) de mobilização e formação foram responsáveis pela reunião com o objetivo de apresentar a metodologia de formação, adotada a partir de janeiro de 2024, a fim de formar novos membros entre servidores municipais e conselheiros do programa de participação cidadã municipal Tá Selado, a respeito da COP-30. 

Temas – Saneamento e saúde, desenvolvimento econômico,vida urbana e clima, justiça ambiental entre outros temas foram abordados e a metodologia que será aplicada em cada um deles. A ideia é que esses grupos sejam semeadores de informações qualificadas sobre os caminhos para a COP-30 em Belém em seus bairros, distritos e grupos sociais. 

A Rede Jandiras, instituição que atua na educação ambiental em Belém, é uma das instituições integrantes do fórum. “Estamos fazendo aquilo que a gente se propõe desde o início de nossa jornada, que é levar conhecimento e potencializar as vozes do nosso território”, destacou a vice-presidente da Rede Jandira, Tatianny Soares.

“Estamos prestes a receber a COP-30 e mais do que nunca é importante munir os nossos pares, mas também toda a população, sobre informações verídicas  do que pode ou não acontecer em nossa cidade e de que maneira podemos nos preparar para receber esse evento”, completa Tatianny Soares. 

“Dentro desse processo metodológico apresentado aqui, nós temos a oportunidade de aprender como funciona a nossa cidade, referente ao clima e às pessoas”, afirmou o representante da Associação de Feirantes de Belém (Asfembel), Dinho Oliveira, que também integra o fórum. 

O Fórum

Criado pela Prefeitura de Belém, em julho de 2023, através de decreto municipal, o Fórum de Mudanças Climáticas de Belém busca incentivar, no âmbito municipal, a adoção de políticas para a proteção da biodiversidade e a adaptação aos efeitos das mudanças climáticas. O Fórum tem a função de avaliação e debate junto à sociedade, do impacto das mudanças climáticas, o estímulo ao debate público sobre o tema, além de apoiar ações para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável.

fonte: Agência Belém