Segundo o Dieese/PA, primeira parcela costuma ser utilizada para quitar débitos, regularizar situação do nome na praça e ter crédito positivo
O Pará deverá injetar R$ 5,8 bilhões na economia do estado até o final deste ano, com o pagamento da segunda parcela somada com a primeira do 13º salário, paga no último dia 30 de novembro. O pagamento da segunda parcela deve feito até o próximo dia 20 de dezembro. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA), o total estimado deste ano representa um crescimento de pouco mais de 18% em relação ao valor total estimado de R$ 4,9 bilhões de reais injetado na economia do Estado no ano passado. Os dados animam os lojistas, que estimam um crescimento maior nas vendas, não apenas em relação ao pagamento da primeira parcela, mas também em comparação ao mesmo período do ano passado.
Fábio Silva trabalha como gerente na loja Sonho dos Pés, no Shopping Metrópole Ananindeua, e mantém o entusiasmo para as vendas nesta reta final de ano. “Nossa expectativa é que nossas vendas aumentem em até 30% em relação ao ano passo, pois este ano estamos percebendo uma movimentação maior no fluxo de clientes referente ao ano anterior”, avaliou.
O pagamento do 13º salário em todo o Pará, de acordo com análises do Dieese/PA, deverá alcançar mais de 2 milhões de pessoas, estimadas em 2.043.340, o que representa um crescimento de cerca de 5% em relação ao quantitativo de pessoas abrangidas pelo pagamento da gratificação natalina em 2022, quando fora estimada em 1,9 milhões.
Para Everson Costa, supervisor Técnico do Dieese/PA, a dinâmica de utilização das parcelas de pagamento se dá da seguinte forma: “A primeira parcela, via de regra, as pessoas costumam utilizar para quitar débitos, regularizar a situação do nome na praça, ter crédito positivo. E o que sobra vai para o consumo. Já a segunda parcela costuma ser direcionada diretamente para o consumo, porque ela vem na semana do Natal, das festas de ano”, detalhou.
A gerente Tatiane Silva, da loja Hering, também está otimista para um aquecimento nas vendas de vestuários unissex no Shopping Metrópole: “Com as duas parcelas do décimo pagas, estamos apostando agora para este mês de dezembro, acredito que para todas as lojas”, comentou.