Alann Rezende fala sobre o prêmio ESG Amazônia ADVB PA

Nesta quarta-feira, 13, o empresariado paraense vai celebrar um momento importante da história com a primeira edição do prêmio ESG Amazônia, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Pará (ADVB PA). A premiação reconhece as boas práticas das organizações locais que atuam com responsabilidade social, ambiental e governança. O Cenário News conversou, com exclusividade, com Alann Rezende, há um ano à frente da gestão da entidade. Ele conta os detalhes da premiação e do novo momento que a ADVB vive e proporciona aos seus associados. Confira.

No que consiste a premiação? Como ela surgiu?
Alann– A ADVB-PA promove os prêmios Top de Marketing e o Top Socioambiental, reconhecendo as melhores ações e campanhas em nosso estado há 49 anos. Recentemente resolvemos adotar o tema ESG, incluindo a área de Governança para acompanhar a evolução das boas práticas realizadas pelas empresas em nossa região. Dessa forma, nossa premiação fica mais abrangente de acordo com as ODS e estimula o mercado a seguir bons exemplos.

Quantas categorias e quais as empresas vão participar?
Allan– São 3 categorias: Ambiental, Social, Governança
Cada empresa participante pode apresentar mais de um case em cada categoria.
Temos inscrições de órgãos públicos, setores privados, indústrias e pequenas e médias empresas.

Como será feita essa avaliação?
Alann– O conteúdo apresentado está para avaliação de uma banca independente, formada por mestres e doutores no tema, professores do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA que contribuíram para a realização dessa edição. Temos muitos cases ambientais, cases sociais exemplares e de governança que teremos o maior orgulho em apresentar essas práticas exemplares na nossa noite de cerimônia.

Por que é tão importante discutir e reconhecer as práticas ESG nas empresas da região?
Alann– Nós estamos no coração da Amazônia, cidade que será sede da COP30 o maior evento do mundo sobre meio-ambiente, tudo que for possível compartilhar, divulgar e reconhecer quem está atuando é bem vindo, precisamos urgente de ações exemplares que valorizam as pessoas, diminuam a desigualdade e preservem a floresta.

Associados e o empresariado paraense apreciaram a iniciativa? Como tu avalias?
Allan– Nossos associados estão muito felizes com essa iniciativa e ação, é um momento de reconstrução da ADVB-PA após o período pandémico e iniciativas inovadoras que acompanham o mercado, refletem o DNA da nossa instituição.
Eu estou muito feliz em poder contar com uma diretoria participativa que foi capaz de realizar um evento tão importante como esse em nosso estado, para promover os melhores exemplos praticados pelas empresas, visando a sustentabilidade e preservação da floresta, além da gestão transparente e ações sociais impactantes.

A ADVB PA vive um momento de expansão e reafirmação com mais de 100 associados atualmente, como tu avalias esse primeiro ano de gestão?
Alann– Foi um ano de superação que só foi possível com a participação dos associados, de uma Diretoria participativa e presente, além de patrocinadores como a Aspeb Benefícios que retorna seu apoio à nossa instituição, creditando na atual gestão.
Eu acredito que foi um grande ano, fico feliz por estar participando desse momento da nossa entidade ao lado de tantas pessoas especiais, pelo apoio da imprensa, das entidades governamentais e associações parceiras que nos apoiam.

Quais os principais resultados alcançados este ano?
Alann– Conquistamos muitos associados ao longo do ano, o mais importante é o que entregamos também para eles, foram grandes encontros e muitas oportunidades de negócios geradas entre nossos associados, promovendo mais que Networking e sim negócios entre nossos associados, isso é a nossa essência.
Teremos um 2024 de grandes eventos e mais estrutura para a chegada da COP30 em 2025