A votação é obrigatória para todos os profissionais contábeis
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) está convocando todos os contadores e técnicos em Contabilidade com registro ativo nos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) para as eleições diretas que renovarão parte do Plenário dos CRCs e preencherão vagas em mandato complementar. O pleito está agendado para o dia 13 de novembro de 2023 e ocorrerá de forma inteiramente eletrônica através do site www.eleicaocrc.org.br.
Nessa eleição, os profissionais terão a oportunidade de exercer seu voto de forma secreta, obrigatória, direta e pessoal, desde que estejam registrados em seu respectivo CRC. Aqueles que tiverem 70 anos ou mais na data da eleição terão a opção de votar ou não. Vale lembrar que a ausência de voto sem uma justificativa válida pode resultar em multa, de acordo com as regras estabelecidas pelo CFC.
O processo de votação terá duração de 12 horas, iniciando às 8h e encerrando às 20h (horário oficial de Brasília/DF). Após o término, a empresa encarregada do sistema eletrônico de votação procederá com a apuração e anunciará o resultado oficial. Seguindo o sistema majoritário, a chapa que obtiver o maior número de votos será a vencedora, conforme estipulado no artigo 32 da Resolução do CFC nº 1.688, datada de 16 de março de 2023.
Os resultados finais da eleição serão divulgados no Diário Oficial da União (DOU) no prazo máximo de cinco dias úteis após a lavratura da ata de eleição. Este é um importante processo para a renovação do Sistema CFC/CRCs e para garantir a representatividade dos profissionais da Contabilidade em todo o Brasil.
Para exercer o voto, é essencial estar em conformidade com todas as obrigações relacionadas ao seu Conselho Regional de Contabilidade (CRC). De acordo com a Resolução do CFC nº 1.688, é permitido aos profissionais um prazo até 3 de novembro para regularizar quaisquer pendências financeiras, visto que a regularização deve ser concluída até no máximo 10 dias antes do dia das eleições. Além disso, é de suma importância que os profissionais mantenham seus dados cadastrais atualizados no CRC, para assegurar o recebimento adequado das informações relacionadas às eleições, que estão sendo enviadas por meio eletrônico (e-mail).