A iniciativa contribui com a formação em empreendedorismo e culinária
O projeto Gastronomia do Amanhã, realizado pelo Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (ICAA), promove cursos de gastronomia e empreendedorismo para pessoas em vulnerabilidade social. Nesta edição, o projeto passa por doze municípios. A primeira cidade contemplada será Belém, que receberá o curso no CRAS do Barreiro, no bairro do Telégrafo. As aulas iniciaram nesta segunda, 2 de outubro. As inscrições podem ser feitas online e no local do curso, divulgados previamente nas redes sociais do projeto (@gastronomiadoamanha).
Os alunos têm uma semana intensa de aprendizado com chefes de cozinha, onde aprendem sobre diversos assuntos ligados à culinária como o desenvolvimento de ficha técnica para alimentos, técnica de bases de cozinha, segurança alimentar, noção de marketing de produtos e empreendedorismo.
O curso já capacitou cerca de 1500 alunos em mais de 20 municípios no estado do Pará. A presidente do ICAA, Liane Gaby, fala sobre a importância do projeto.
“O Gastronomia do Amanhã é um sucesso. É um projeto consolidado que modifica e dá esperança de um futuro melhor para muitas pessoas. Temos certeza que levaremos aos bairros empreendedorismo e oportunidades para milhares de famílias” diz a presidente do ICAA, Liane Gaby.
O projeto passará pelos distritos de Outeiro e Ananindeua, pela ilha de Cotijuba e pelos municípios de Marituba, Santa Isabel, Benevides, Castanhal, Capanema, Paragominas, Marabá e Tomé-açu.
O Gastronomia do Amanhã é um projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Pará – Lei Semear, com patrocínio da Solar Coca-Cola.
Atividades
O cronograma do projeto, que capacita pessoas em situação de vulnerabilidade social com oficinas de mercado e cozinha, conta com cinco dias de oficinas, divididos em dois turnos (manhã e tarde), sendo quatro de aulas teóricas e práticas e, no quinto e último dia, o resultado de todo esse processo será compartilhado com o público em uma mostra gastronômica, com a entrega de certificados.
Para quem quiser conferir, nas redes sociais do projeto, há fotos e vídeos das certificações e dos bastidores das oficinas. Só acessar o @ no Instagram: @gastronomiadoamanha.