Mercado Imobiliário paraense ganha novo player de negócios

Em Belém, empresários com expertises profissionais distintas, mas complementares, enxergaram no aquecido setor imobiliário paraense excelente oportunidade de negócios. Abílio Couceiro e José Oliva criaram a Nexum Imobiliária, que tem como proposta um atendimento mais humanizado para quem quer morar e dinâmico para quem quer investir.

Sobre o assunto, Abílio Couceiro, concedeu entrevista exclusiva a este portal. Confira:

1 – Com tantas opções de investimento no mercado, o que levou os sócios a apostarem neste nicho?
Abílio – O mercado imobiliário sempre esteve presente em nossas vidas, mas nunca de forma profissional. Temos laços fortes de parentesco e amizade com grandes construtores e empreendedores do setor. Além disso, acreditamos que os próximos anos serão grandiosos em função de tudo que está acontecendo ao redor da COP30. A expectativa é de um aquecimento grande na nossa economia e o mercado imobiliário precisa estar atento a esse volume de investimentos. Estamos falando de um mercado apaixonante, com uma atividade em alta e com um futuro próspero.

2 – Dados divulgados recentemente pelo SINDUSCON, apontam um cenário de aquecimento tímido e com expectativa de crescimento para o terceiro trimestre deste ano. Mesmo com pouco tempo no mercado e com muita concorrência, como a Nexum pretende atuar para se manter competitiva?
Abílio – Como você mesmo cita na sua pergunta, a expectativa é de aquecimento no setor. Acreditamos que há espaço para qualquer imobiliária que chegue no mercado com uma proposta ética e transparente de trabalho. Este é o nosso posicionamento enquanto player do segmento imobiliário: respeito aos incorporadores, aos clientes e aos concorrentes, mas sem deixar de ser agressiva, somos uma imobiliária e vivemos de venda de imóveis. A venda está em nosso DNA.

3 – Como está sendo o desenvolvimento da Nexum no mercado?
Abílio – Estamos agindo conforme o apetite do mercado. Sem precisar pular etapas. Iniciamos a empresa com a parceria forte da Quadra. Logo em seguida a Leal Moreira entrou em contato conosco. De repente nos vimos tendo que agir de forma mais intensa em função destas duas excelentes parcerias. O terceiro grande passo foi dado quando a Almáa entrou em contato conosco solicitando uma reunião, o que nos deixou muito felizes e satisfeitos. Então tem sido assim. Estamos sendo provocados e estamos respondendo positivamente a esses convites. Outras incorporadoras e construtoras também estão em nosso radar e logo devemos anunciar mais novidades.

4 – A venda de imóveis de alto padrão também aumentou nos últimos anos. Vocês avaliam que os clientes têm mais preferência por produtos novos? Ou os usados também são preferência?
Abílio – Imóveis de alto padrão sempre serão sonho de consumo. E grande parte de quem compra um imóvel novo coloca um usado pra vender. De fato, há uma procura grande pelo imóvel na planta ou ainda em construção, mas não tenho dúvidas que o mercado de imóveis usados também terá grande participação no faturamento da empresa. Vamos trabalhar com venda de imóveis, mas a administração deles também está em nosso radar.

5 – O centro urbano da capital paraense continua sendo a fatia mais procurada ou os imóveis de alto padrão tendem a sair um pouco da região metropolitana? Como vocês avaliam este momento?
Abílio – O centro urbano de Belém é excelente. É onde temos os principais empreendimentos e lançamentos do mercado. E ainda há muito para ser explorado. Acredito que os bairros nobres de Belém se mantenham na preferência do mercado por mais alguns anos, mas já devemos olhar e prospectar localidades que possam se desenvolver o suficiente para serem os bairros do futuro em Belém. De certa forma isso já acontece com quem busca projetos horizontais, casas de alto padrão e etc. Empreendimentos neste formato são absorvidos facilmente em áreas mais afastadas do centro.

6 – Vocês atuam em segmentos e empresas diferentes. Podemos afirmar que a tecnologia é uma grande aliada da Nexum para prospectar e também vender?
Abílio – Com certeza. A Nexum nasce totalmente dentro da chamada “ERA TIC”, que significa “Tecnologia da Informação e Comunicação”. As ferramentas estão totalmente alinhadas e viver fora dessa realidade significa viver em um modelo ultrapassado de negócio. A Nexum tem presença forte no digital. Até o momento, 100% dos leads que estamos nos relacionando vieram da comunicação digital.