
A partir de hoje 13, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB-PA) realiza, em Belém, a IX Conferência da Advocacia do Estado do Pará, que neste ano traz como tema “O papel da advocacia na defesa das liberdades democráticas e do desenvolvimento sustentável na Amazônia”. Advogados, advogadas, juristas, ministros e ex-ministros participarão de painéis de debates, durante a programação que ocorrerá nos dias até o dia 15 no Hangar Centro de Convenções da Amazônia.
A edição de 2023 marca o retorno do formato presencial do maior evento promovido pela instituição. Em 2020, toda a programação ocorreu virtualmente. Ao todo, serão realizados mais de 60 painéis e pouco mais 200 palestrantes, com atrações regionais, nacionais e internacionais.
“É um evento para toda a sociedade. Belém tem as atenções do mundo, por ser a cidade-sede da COP-30. E nada melhor que mobilizarmos toda a sociedade neste assunto”, define Eduardo Imbiriba, presidente da OAB-PA.
Na cerimônia de abertura, será realizada a sétima sessão ordinária do Conselho Seccional e a outorga da Comenda da Ordem do Mérito Advocatício, maior honraria concedida pela OAB-PA. Ex-presidente da OAB Nacional e da seccional paraense, Ophir Cavalcante Júnior será homenageado como patrono do maior evento da advocacia paraense no triênio 2022-2024.
Ao longo da programação, serão entregues também os prêmios José Carlos Castro de Direitos Humanos, Ubirajara Bentes Filho, Daniel Coelho de Souza e Zeno Veloso. Além disso, haverá o III Colégio de Presidentes de Subseções da OAB-PA e o Colégio de Presidentes de Comissões de Defesa das Prerrogativas.