Alunos da Estácio representarão o Brasil em Valência, na Espanha

Os discentes foram selecionados para o programa Santander Explorer

O Projeto “Feirão Ceasa”, desenvolvido pelos alunos da equipe Projete, foi aprovado no programa Santander Explorer, uma competição internacional de desenvolvimento empreendedor, que recebeu mais de 30 mil projetos de mais de cinco países diferentes. Sob a liderança do consultor em Gestão Organizacional e professor da Estácio, Thiago Cavalcante, os estudantes trabalharam durante 12 semanas para desenvolver um aplicativo que facilita a compra de produtos orgânicos e itens artesanais em um negócio sustentável, contribuindo para o alcance de alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – 2030, como “Fome zero e agricultura sustentável”, por exemplo.

De acordo com o professor, o projeto teve início em setembro de 2022 e contou com a participação dos alunos Gleyson Santos, Matheus Cardoso e Maysa Barros. A equipe decidiu se inscrever nas Olimpíadas de Universidades do Santander, projeto intitulado como Programa Santander Explorer 2022. O processo de seleção avaliou mais de 30 mil projetos de todo o mundo e, ao final, selecionou cerca de 18 mil Start Up’s de oito países diferentes para atuarem dentro dos parâmetros internacionais de inovação e empreendedorismo.

“Em resumo, avançamos exaustivamente em todos os níveis do programa e fomos aceitos em uma nova etapa, que selecionou cerca de 3 mil projetos mais atraentes, até ficarmos dentro do seleto grupo de finalistas dos cinco melhores projetos do Brasil. E, para nossa alegria, o nosso projeto foi o único escolhido no Brasil para representar o país em Valência, na Espanha. Lá, participaremos de novas etapas de aperfeiçoamento do “Feirão Ceasa”, explica o docente.

Do dia 25 de setembro ao dia 03 de outubro, o grupo passará por experiências intensivas de orientação e visitas técnicas a instituições mundialmente reconhecidas, com o intuito de aprimorar e apresentar o projeto em inglês para os mais de 100 vencedores de suas respectivas etapas nacionais, vindos de diversos países.

Durante a experiência, os alunos terão acesso a um hub de empreendedorismo em Valência, onde serão assessorados por profissionais de empresas prestigiadas de diferentes partes do mundo. Além disso, terão a oportunidade de fazer networking e interagir com outros jovens empreendedores de diferentes perfis, em momentos de lazer e turismo.

Para os alunos Gleyson Santos e Matheus Cardoso, integrantes da equipe, a Explorer Trip é uma oportunidade para fomentar e adquirir novos conhecimentos. “Esperamos que, com essa viagem, consigamos parceiros para fortalecer ainda mais o projeto. Também pretendemos aproveitar ao máximo os aconselhamentos dos empreendedores que estarão presentes na viagem, pois temos o intuito de tornar a solução ainda mais assertiva”, comenta Gleyson.

“Eu estou com ótimas expectativas para essa viagem. Pretendo aprender com os demais empreendedores, de forma a adquirir mais conhecimento e experiência para aprimorar o desenvolvimento do nosso projeto”, complementa Matheus.

O professor Thiago Cavalcante relata quais são as suas expectativas para representar a Estácio durante o Explorer Trip. “Minhas expectativas são as melhores possíveis. Acredito que, graças a Deus e a um árduo trabalho operacional dos nossos alunos, e com muita excelência e assertividade na orientação técnica, estamos fazendo história e inserindo o nome da nossa instituição em um patamar de relevância mundial. Somos muito gratos desde já a toda atenção e apoio que a nossa instituição tem nos concedido”.