Premiação tem como objetivo reconhecer gestões municipais que tenham implementado ações em benefício dos pequenos negócios
Gestores municipais que tenham implantado ações de fomento ao empreendedorismo e ao desenvolvimento dos pequenos negócios podem inscrever as iniciativas na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. A premiação, que foi lançada na última segunda-feira (4), no Restô do Porto, em Belém, foi criada para reconhecer as gestões municipais que tenham implementado ações em benefícios dos pequenos negócios. As inscrições estão abertas até o dia 30 de novembro , pela internet.
“Os prefeitos precisam ser olhados e prestigiado pelo apoio que prestam aos pequenos negócios. E esse é um momento oportuno”, pontuou o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae no Pará, José Conrado Santos.
O diretor-superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno, reforça a importância da participação na premiação. “O Prêmio é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho das prefeituras na criação de um ambiente favorável ao empreendedorismo e ao fomento dos pequenos negócios”, afirmou o diretor, que fez a apresentação oficial da 12ª edição da premiação no evento.
“Parabenizo o Sebrae pela iniciativa do Prêmio Prefeitura Empreendedora, o qual tive a honra de ser premiado, pois ele busca, por meio de iniciativas estratégicas, trazer emprego e renda para os municípios. É um projeto muito importante, que vem incentivando os pequenos negócios”, destacou o prefeito de Breves e vice-presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep), José Antônio Azevedo, o Xarão, que representou o presidente da entidade no evento.
Também estiveram no evento as diretoras do Sebrae/PA Domingas Ribeiro (diretora técnica) e Cássia Costa (diretora administrativa e financeira); o conselheiro Tribunal de Contas do Município do Pará (TCM), Sérgio Leão, representando o Presidente do TCM; e o promotor de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público e Combate à Sonegação Fiscal (CAODPP), Lauro Freitas, representando o Procurador Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará, César Mattar Júnior; e prefeitos de todas as regiões paraenses.
Sobre a premiação
O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora tem 13 categorias, sendo três delas exclusivas do Pará, e duas etapas. Na fase estadual, concorrem prefeituras do mesmo estado e vencedores receberão troféus e o direito de seguir na disputa. Na etapa nacional, serão selecionadas as vencedoras de cada uma das dez categorias nacionais.
A inclusão das categorias de Turismo e Identidade Territorial, Inclusão Produtiva, Empreendedorismo Rural e Sustentabilidade e Meio Ambiente é uma das novidades desta edição da premiação em nível nacional, que, neste ano, mudou de nome – até a edição anterior era Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, para dar ênfase à prefeitura.
As categorias exclusivas do Pará são: Controle Interno Municipal em Favor dos Pequenos Negócios, Gestor Indutor do Uso de Agricultura Familiar para uma Alimentação Escolar Saudável e Preparação do Ambiente de Negócios para COP 30, também inéditas.
Trezentas e sessenta e sete prefeituras paraenses já participaram da iniciativa, com seis projetos vencedores na etapa nacional
Categorias
- Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo.
- Sala do Empreendedor.
- Compras Governamentais.
- Empreendedorismo na Escola.
- Inclusão Produtiva.
- Turismo & Identidade Territorial.
- Sustentabilidade e Meio Ambiente.
- Empreendedorismo Rural.
- Cidade Empreendedora.
- Governança Territorial.
- Controle Interno Municipal em Favor dos Pequenos Negócios (estadual).
- Gestor Indutor do Uso da Agricultura Familiar para uma Alimentação Escolar Saudável (estadual).
- Promoção do Ambiente de Negócios para a COP 30 (estadual).
Fonte: assessoria de comunicação Sebrae Pará