Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora foi lançado em Belém

Premiação tem como objetivo reconhecer gestões municipais que tenham implementado ações em benefício dos pequenos negócios

Gestores municipais que tenham implantado ações de fomento ao empreendedorismo e ao desenvolvimento dos pequenos negócios podem inscrever as iniciativas na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. A premiação, que foi lançada na última segunda-feira (4), no Restô do Porto, em Belém, foi criada para reconhecer as gestões municipais que tenham implementado ações em benefícios dos pequenos negócios. As inscrições estão abertas até o dia 30 de novembro , pela internet.

“Os prefeitos precisam ser olhados e prestigiado pelo apoio que prestam aos pequenos negócios. E esse é um momento oportuno”, pontuou o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae no Pará, José Conrado Santos.
O diretor-superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno, reforça a importância da participação na premiação. “O Prêmio é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho das prefeituras na criação de um ambiente favorável ao empreendedorismo e ao fomento dos pequenos negócios”, afirmou o diretor, que fez a apresentação oficial da 12ª edição da premiação no evento.

“Parabenizo o Sebrae pela iniciativa do Prêmio Prefeitura Empreendedora, o qual tive a honra de ser premiado, pois ele busca, por meio de iniciativas estratégicas, trazer emprego e renda para os municípios. É um projeto muito importante, que vem incentivando os pequenos negócios”, destacou o prefeito de Breves e vice-presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep), José Antônio Azevedo, o Xarão, que representou o presidente da entidade no evento.
Também estiveram no evento as diretoras do Sebrae/PA Domingas Ribeiro (diretora técnica) e Cássia Costa (diretora administrativa e financeira); o conselheiro Tribunal de Contas do Município do Pará (TCM), Sérgio Leão, representando o Presidente do TCM; e o promotor de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público e Combate à Sonegação Fiscal (CAODPP), Lauro Freitas, representando o Procurador Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará, César Mattar Júnior; e prefeitos de todas as regiões paraenses.

Sobre a premiação
O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora tem 13 categorias, sendo três delas exclusivas do Pará, e duas etapas. Na fase estadual, concorrem prefeituras do mesmo estado e vencedores receberão troféus e o direito de seguir na disputa. Na etapa nacional, serão selecionadas as vencedoras de cada uma das dez categorias nacionais.
A inclusão das categorias de Turismo e Identidade Territorial, Inclusão Produtiva, Empreendedorismo Rural e Sustentabilidade e Meio Ambiente é uma das novidades desta edição da premiação em nível nacional, que, neste ano, mudou de nome – até a edição anterior era Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, para dar ênfase à prefeitura.
As categorias exclusivas do Pará são: Controle Interno Municipal em Favor dos Pequenos Negócios, Gestor Indutor do Uso de Agricultura Familiar para uma Alimentação Escolar Saudável e Preparação do Ambiente de Negócios para COP 30, também inéditas.

Trezentas e sessenta e sete prefeituras paraenses já participaram da iniciativa, com seis projetos vencedores na etapa nacional

Categorias

  • Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo.
  • Sala do Empreendedor.
  • Compras Governamentais.
  • Empreendedorismo na Escola.
  • Inclusão Produtiva.
  • Turismo & Identidade Territorial.
  • Sustentabilidade e Meio Ambiente.
  • Empreendedorismo Rural.
  • Cidade Empreendedora.
  • Governança Territorial.
  • Controle Interno Municipal em Favor dos Pequenos Negócios (estadual).
  • Gestor Indutor do Uso da Agricultura Familiar para uma Alimentação Escolar Saudável (estadual).
  • Promoção do Ambiente de Negócios para a COP 30 (estadual).

Fonte: assessoria de comunicação Sebrae Pará