Em evidência global pela importância ambiental, o Pará tem destacado suas belezas naturais com obras estruturantes realizadas pelo Governo do Estado. Construção de orlas, pontes, portos e estradas que fomentam o turismo e proporcionam uma imersão à cultura paraense, são algumas dessas ações.
No município de Mocajuba, região do Tocantins, a movimentação de turistas no “observatório de Botos”, vem crescendo e deve aumentar 200% em relação a julho do ano passado, de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo. A ampliação na presença de visitantes no espaço ecológico ocorre após a entrega, pelo governador Helder Barbalho, da ponte sobre o rio Meruú. O percurso de uma margem a outra é feito em apenas 38 segundos pelos veículos. Antes, era preciso esperar cerca de uma hora para atravessar o rio via balsa.
“A espera era angustiante para a travessia. Em menos de três horas os turistas saem de Belém e chegam a nossa bela cidade. Com isso, o turismo só fez crescer. No mirante do Boto, todos os dias há visitantes de todas as regiões do mundo”, disse o mocajubense de coração, Robson Carvalho.
No terceiro fim de semana de julho, cerca de 500 pessoas visitaram o espaço ambiental de contato com os mamíferos. “Hoje, nossa cidade é cheia de turistas de vários lugares do Brasil por causa da logística facilitada. Isso trouxe desenvolvimento para nossa região, fez a economia girar e leva o nome de Mocajuba para os quatro cantos do Mundo”, pontuou o prefeito do município, Cosme Macedo.
Em uma das regiões mais belas do Pará, à Ilha do Marajó, os investimentos do Governo do Estado seguem em todos os 17 municípios do arquipélago. As melhorias refletem na procura da região para o lazer e o contato com a natureza. Um balanço divulgado pela Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH) mostra que Soure, Salvaterra, Ponta de Pedras, Cachoeira do Arari e Santa Cruz do Arari, além do porto de Camará, também no arquipélago do Marajó, estão entre os destinos mais procurados.
Em abril deste ano, o chefe do executivo paraense, Helder Barbalho, entregou à população de Muaná o novo Terminal Hidroviário. O espaço foi reconstruído e ampliado para garantir mais conforto e segurança no embarque e desembarque. O investimento foi superior a R$2,5 milhões.
Em Salvaterra, a Orla à Beira-Mar da Praia Grande foi construída pelo Estado e hoje recebe quem chega ao município. Os 773 metros de extensão contemplam calçamento com acessibilidade, espaço para a realização de eventos culturais, iluminação, rede de drenagem e instalações hidro sanitárias, bem como a pavimentação asfáltica em toda extensão.
“A natureza fez deste lugar um dos mais fantásticos do mundo. Com esta obra, nós inclusive embelezamos o município. Que o povo do Marajó, de Salvaterra possa ter um local de lazer para as famílias passearem, para que os casais possam namorar” disse o governador Helder Barbalho à época.
Na capital, a nova ponte de Outeiro foi reconstruída e modernizada, beneficiando mais de 100 mil pessoas que moram na Ilha de Caratateua e outros milhares de frequentadores das praias e igarapés da região. Neste período de veraneio, cerca de 40 mil veículos trafegam diariamente pela estrutura.
Melhorando o tráfego terrestre, o Estado entregou a rodovia PA-430, fomentando a ida para destinos turísticos do arquipélago de Maiandeua, que engloba praias do atlântico paraense como Algodoal e Fortalezinha, no nordeste paraense. A via interliga os municípios de Maracanã e Magalhães Barata. A construção e pavimentação da rodovia contemplou toda a sua extensão de 32 quilômetros. Além do fomento da vocação turística da região, o investimento aquece a economia com a criação do corredor logístico mais seguro e rápido para o escoamento da produção do agronegócio.
Em Salinópolis, região do Salgado, o Governo entregou a nova orla da Beira-mar. O empreendimento embeleza ainda mais a cidade e reescreve a história do local. Os 1.200 metros de extensão da orla vinham sendo atingidos pela erosão, comprometendo a Avenida Beira-mar, que também conta com um muro de arrimo para contenção das águas. O Governo investiu mais de R$ 56 milhões.
No último dia 08 de julho, Helder Barbalho entregou aos moradores de Bragança, às margens do Rio Caeté, a nova Orla da cidade. O espaço foi totalmente reconstruído, modernizado e urbanizado. A obra é importante para o turismo e, consequentemente, para a economia, além de promover qualidade de vida à população e receber com mais comodidade moradores e visitantes, que buscam as belezas naturais e o patrimônio cultural de Bragança, com destaque para a Festividade de São Benedito.
“Estou muito feliz de entregar mais esta obra, que faz Bragança mais bonita, que presenteia a cidade nos seus 410 anos e articula para que possamos fazer municípios que tenham o turismo como vocação estarem mais preparados a estimular a visitação, gerando emprego e renda”, finalizou o governador.