![](https://cenarionews.com/wp-content/uploads/2023/06/WhatsApp-Image-2023-06-07-at-11.46.10-1024x695.jpeg)
Organizações que conseguem obter certificados ISO já saem na frente no quesito crescimento, por possuírem um plano de administração estruturado, aliado à preservação do meio ambiente
A ISO (International Organization for Standardization) é uma Organização Internacional para Padronização ou Normalização, criada em Genebra (Suíça), em 1947. Suas certificações visam a normatização de empresas com o objetivo de manter a qualidade permanente da gestão. É por isso que muitas organizações têm como meta alcançar a excelência na gestão administrativa e de preservação do meio ambiente para, finalmente, conseguir as tão almejadas certificações ISO.
Estamos falando das certificações ISO 9001:2015 e a ISO 14001:2015. A primeira refere-se a um grupo de normas técnicas internacionais que têm como foco a gestão estratégica da instituição, assegurando maior qualidade na entrega de produtos e serviços, para que a empresa alcance as metas estabelecidas. A segunda é uma norma específica para o sistema de Gestão Ambiental, que visa o gerenciamento, em longo prazo, dos impactos ambientais dos produtos, serviços e processos de uma organização.
Em Belém, um exemplo deste trabalho de busca por melhorias na gestão é o clube social Assembleia Paraense. Depois de passar por uma auditoria detalhada e implantar diversos avanços em seus processos internos, o clube habilitou-se e, em breve, receberá as certificações ISO 9001:2015 e a ISO 14001:2015, que atestam o seu compromisso com a qualidade dos serviços prestados e com a preservação do meio ambiente.
Para obter esse resultado, a AP implementou no clube o Sistema de Gestão Integrado (SGI), onde foram mapeados processos, documentação e treinamentos. Após essa análise criteriosa da consultoria, foram desenvolvidas melhorias na organização dos departamentos e, tais mudanças, resultaram em maior agilidade e eficiência nos processos internos, com consequente melhoria no atendimento aos sócios.
Dessa forma, o clube entrou em conformidade com as exigências internacionais, tornando-se o segundo do Brasil a receber as certificações. O presidente da AP, Paulo Storino, destacou que o envolvimento dos colaboradores para atingir esse objetivo foi primordial, pois, a união deles com a diretoria e com os consultores externos proporcionou a troca de ideias e o comprometimento de todos.
Vale ressaltar que empresas, clubes e outras instituições que conseguem obter esses certificados, já saem na frente no quesito crescimento, pois, possuem um plano de administração estruturado e seguro, como dita a ISO 9001:2015, aliado à gestão responsável de preservação do meio ambiente, garantia de desenvolvimento sustentável,