De grande relevância no cenário nacional, a competição soma pontos no ranking infantojuvenil nacional e no ranking nacional de Interclubes. O evento reúne jovens atletas de destaque em seus clubes pelo Brasil. As partidas são realizadas nas quadras de tênis da AP, de 26 de maio a 04 de junho.
De forma inédita, a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) trouxeram para Belém a 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) de Tênis, um dos mais importantes eventos do calendário da modalidade, por proporcionar uma experiência competitiva de alto nível para jovens atletas, além de somar pontos no ranking infantojuvenil nacional e no ranking nacional de Interclubes, e ainda revelar os talentos da nova geração.
Pela primeira vez no Norte do País, o CBI acontece na sede campestres da Assembleia Paraense, de 26 de maio até 04 de junho, ocupando seis quadras do clube, sempre das 8h às 18h. Participam cerca de 250 atletas, oriundos de 45 agremiações de vários estados do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pará. O CBI é voltado para as categorias 12, 14, 16 e 18 anos (masculino e feminino), divididas nas Chaves G1+ e GA.
O evento é de grande relevância para os jovens atletas por proporcionar uma experiência competitiva de alto nível e por somar pontos no ranking infantojuvenil nacional e no ranking nacional de Interclubes, motivações de sobra para os competidores irem em busca de melhor colocação e de reconhecimento no esporte.
A 1ª etapa do CBI foi realizada em Belo Horizonte no início de maio. Depois de Belém, as próximas etapas serão em Itajaí (SC), em junho; Brasília (DF), em agosto; Curitiba (PR),em setembro; e Uberlândia (MG), em novembro.
Norte pode entrar na rota de outros grandes eventos de tênis
O vice-presidente da Confederação Brasileira de Tênis, Aristides Barcellos, em entrevista ao site da entidade, afirmou que a CBT observa com entusiasmo a realização do CBI na capital paraense. Segundo ele, o propósito da CBT é levar o tênis a todos os cantos do país, e a realização desta etapa do CBI em Belém é o início da realização de outros eventos da modalidade no Norte do Brasil.
O presidente da AP, Paulo Storino, acrescentou que o evento traz o importante selo da CBT e do CBC como realizadores, por isso, é uma oportunidade do clube e do Estado se posicionarem no cenário brasileiro da modalidade para que, num futuro próximo, possam receber competições ainda maiores.
Também em entrevista ao site da CBT, o presidente da Federação Paraense de Tênis, Roberto Kataoca, destacou que o CBI no Pará dará oportunidade do crescimento da base do tênis no Estado. “Poder viabilizar um torneio deste porte só demonstra o compromisso da CBT em levar o tênis de Norte a Sul do país”, avaliou.
Serviço: A 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) de Tênis é realizada nas quadras da Assembléia Paraense (Sede Campestre), no período de 26 de maio a 04 de junho de 2023, de 08h às 18h.