Segunda edição da Quermesse Mariana inicia no próximo dia 27 de maio

O evento ocorre de 27 de maio a 4 de junho na Praça Santuário, a partir das 18h

Fotos: Ascom DFN

Lançada em 2022 com o objetivo de levar o conceito e realização do Arraial de Nazaré para outras épocas do ano, além de outubro, reunir as famílias na Praça Santuário e evangelizar, levando os devotos a vivenciarem o Círio o ano todo, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) realiza pela segunda vez a Quermesse Mariana, na Praça Santuário, no período de 27 de maio a 04 de junho, de 18 às 22h.

O evento será em formato de mini Arraial, no mesmo estilo de outro evento da DFN, “Na Praça com Maria”, e terá atrações musicais, barracas com vendas de artesanatos e artigos religiosos, além de brinquedos infláveis e uma praça de alimentação. Durante o período da Quermesse também ocorrem outros momentos que já fazem parte da agenda de eventos que antecedem o Círio: a subida da Imagem Original ao Glória e a apresentação do Cartaz do Círio 2023, um dos momentos mais aguardados pelos devotos.

Também durante a Quermesse volta o projeto EcoCírio, em parceria com empresas de tratamento de resíduos, instituições sem fins lucrativos, grupos de pesquisa, estudantes e jovens voluntários para incentivar a separação de materiais descartados e a conscientização ambiental nas celebrações deste ano.

Cartaz do Círio – Sobre o Cartaz, a previsão é que a peça seja apresentada ao grande público por volta de 19h30, do dia 31 de maio, na Praça Santuário. Uma das principais funções do cartaz é divulgar a grande festa católica que ocorre no segundo domingo de outubro. Este evento, organizado pela DFN, é aberto ao público desde 2007. A apresentação do cartaz é feita em uma grande estrutura metálica, instalada no centro da Praça Santuário. Após a apresentação oficial, exemplares do cartaz serão distribuídos, gratuitamente, aos presentes.

A produção do Cartaz foi feita pela agência Mendes Comunicação e o fotógrafo escolhido para produzir a imagem principal é Soraya Montanheiro, com ilustração de Guilherme Lamoglia. Soraya começou sua carreira fotográfica em 2003 e em 2010 estudou no International Center of Photography (ICP), em Nova York, onde se especializou em impressão fine art, design e projeto gráfico de fotolivros. Em 2012 iniciou o trabalho voluntário junto a Guarda de Nossa Senhora de Nazaré como fotógrafa de apoio da assessoria de comunicação, viajando por diversas regiões do país acompanhando as visitas da Imagem Peregrina. Por conta deste trabalho, em 2018 lançou o livro “Guarda O Círio de Nazaré” e a exposição homônima realizada no Museu de Arte Sacra de São Paulo e no Museu do Estado do Pará (MEP). Em 2019 realizou a exposição itinerante ” Guarda de Nazaré, 45 anos de amor e fé”.

“O Círio de Nazaré é o meu grande aprendizado, minha recarga, a luz que preciso para voltar a minha cidade e seguir. Recebi a missão de ajudar a divulgar, por meio da fotografia, a fé e a união de um povo e prometi a Nossa Senhora que cumpriria a missão até quando Ela desejar. Recebi o convite do coordenador do Círio, Antônio Salame, durante a visita da Imagem Peregrina a São Paulo, em 2022”, conta emocionada Soraya.

Guilherme Lamoglia, 29 anos, é publicitário, e trabalha com criação há 10 anos. Atualmente trabalha como designer em uma agência. O convite veio por indicação da professora Ana Paula Vilhena, orientadora no seu trabalho de conclusão de curso sobre o cartaz do Círio 2014, ao diretor de marketing Oswaldo Mendes. É a primeira vez que trabalha com o Círio de Nazaré.

“Todo ano eu procuro criar alguma coisa para homenagear o Círio, seja com colagem, desenho ou qualquer outra forma de expressão artística, mas ainda não tinha desenvolvido um trabalho oficial para a festividade. Eu criei o cartaz imaginando que já estava em outubro, pois eu acho que o Círio em si é a inspiração, a fé do povo que é quase tangível e irradia pela cidade, é um sentimento único e foi o que eu busquei passar para o cartaz. Criar esse cartaz é um sonho que se realiza, pessoalmente e profissionalmente, mas acho que o maior significado é o de participar dessa história”, conta Guilherme.

De acordo com a DFN, o cartaz terá tiragem de 900 mil exemplares. Após a apresentação, o Cartaz será vendido na loja Lírio Mimoso, ao custo de três reais a unidade.

Serviço:

Quermesse Mariana: de 27 de maio a 04 de junho, de 18 às 22h, na Praça Santuário

Missa de coroação de Nossa Senhora e subida da Imagem Original: dia 31 de maio, às 18h, na Basílica Santuário

Apresentação do Cartaz do Círio 2023: dia 31 de maio, a partir de 19h30, na Praça Santuário

Encerramento da Quermesse Mariana: dia 04 de junho

Entrada gratuita

Programação musical da Quermesse (na Concha Acústica)

27/05

20h – Shalom

28/05

19h – Caju

20h – Grupo Villa Kids Festival

21h – Banda Xeiro Verde

29/05

19h – Wagner Fernandes

20h – Banda Blackout

21h – Cantora Gemilly

30/05

19h – Banda Inclusiva de Marituba

20h – Cantor Mahrco Monteiro

21h – Cantor Teddy Marks

31/05

19h – Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz

20h – Cantora Carimbó da Maria

21h – Carol Ferreira

01/06

19h – Guarda de Nazaré

20h – Allan Kauê

21h – Cantor Jorginho Gomes

02/06

19h – Banda da Guarda Municipal

20h – Cantor Afonso Cappelo

21h – Cantora Jamilly Araújo

03/06

19h – Cantor Thiago Costa

20h – Pinduca

21h – Marquinho Duram

04/06

19h – Amazônia Jazz Band

20h – Daniel do Acordeon

21h – Banda Warilou

O Círio 2023

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinadores master Vale, Banpará e Prefeitura Municipal de Ananindeua. Os patrocínios de Alubar, Belém Bioenergia Brasil, Belágua, Econômico Comércio de Alimentos, Equatorial Energia, Esamaz, Gráfica Miriti, Grupo Mônaco, Guamá Resíduos, Hotel Grand Mercure, Hydro, Hospital Cynthia Charone, Hospital Porto Dias, Reinafarma, Tramontina e Unimed. Como apoiadores master Alucar, CN Produções, Jefferson e Refrigerantes Cerpa. E mais 54 apoiadores.

Com informações da assessoria