![](https://cenarionews.com/wp-content/uploads/2023/03/Grupo-Cynthia-Charone-05-1024x682.png)
O Grupo Cynthia Charone ampliou os serviços ofertados ao público 60+ que antes eram oferecidos em duas unidades, na avenida Governador José Malcher, que aos poucos foram se tornando pequenas para a quantidade de serviços ofertados aos usuários.
Para melhor atendê-los, os serviços foram transferidos para a nova unidade do bairro de Nazaré, na travessa Piedade, um novo prédio com três pisos, elevadores, estacionamento e uma nova estrutura interna para comportar todas as atividades do Programa de Envelhecimento Ativo e Saudável, Programa Multidisciplinar para Parkinson (PMP) e todas as especialidades que envolvem esses programas, além de consultas e diagnósticos para atender aos planos de saúde e às diversas parcerias com instituições públicas e privadas.
Nova unidade atenderá as atividades da Clínica de Medicina de Estilo de Vida
A área central de Belém também será atendida em breve por uma nova unidade que já está em obras, e funcionará no centro da cidade para receber as atividades que antes eram atendidas no antigo prédio da Clínica de Medicina de Estilo de Vida, e que serão levadas para um endereço com vista para o rio, para a baía de Guajará.
As atividades da clínica são realizadas por equipes multidisciplinares, baseadas na Medicina de Estilo de Vida (MEV), que é um dos pontos altos do trabalho do Cynthia Chrone. “Temos resultados incríveis, comprovados pela medicina baseada em evidências, dos resultados das mudanças de hábitos alimentares, da prática de atividades físicas, manejo do estresse, entres os demais pilares que além de prevenir, são capazes até de reverter doenças crônicas como a diabetes, por isso o nosso esforço em promover o envelhecimento saudável”, explica a médica Cynthia Charone, responsável pelos serviços.
A nova unidade, às margens do rio, será uma extensão do que já é feito nas demais unidades, com trabalho humanizado e centrado na pessoa.
Sobre o Grupo Cynthia Charone
Grupo de saúde nascido em 1994, na cidade de Castanhal, região Nordeste do Pará. De lá até aqui somamos um total de 18 unidades, incluindo também os municípios de Belém e Ananindeua, sendo que o atendimento de Belém contempla também o distrito de Icoaraci. O atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) começou com a Dra. Cynthia Charone, no Mutirão de Cirurgias de Catarata do Ministério da Saúde (MS), com cirurgias em 56 municípios do Pará, nos quais mais de 15 mil pessoas foram operadas, a maioria pessoas idosas.
Em 2005 o atendimento de SUS foi iniciado também nas unidades de Belém, e, como a especialidade de oftalmologia, com a subespecialidades de glaucoma e catarata, recebia em maioria as pessoas idosas como pacientes, uma pesquisa feita entre os anos de 2011 e 2012 com eles, revelou que o maior anseio desses pacientes era companhia: para conversar, para ir ao médico, para ouví-los. A maioria sofria de solidão. E esse foi o início da jornada da Dra. Cynthia Charone com as pessoas idosas.
Em 2012, um edital de chamada pública do Governo do Pará convocou instituições de saúde para atendimento às pessoas idosas. O Grupo se inscreveu e foi selecionado. A primeira unidade 60+ foi inaugurada no bairro do 40 horas, em Ananindeua, e posteriormente, com a especialização das equipes em Gerontologia, foi expandido para outras unidades de Belém e Castanhal. Além da especialização em Gerontologia pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, de São Paulo, que no formato “in company” e especializou mais de 100 profissionais em Belém.
Posteriormente, a Dra. Cynthia Charone e parte da equipe estudaram também Medicina de Estilo Vida, ramo da Medicina baseado em evidências que previne, trata e até reverte doenças com mudança de hábitos. O curso foi realizado em Boston, nos Estados Unidos da América (EUA) na Universidade de Harvard. Hoje o Cynthia Charone atua em 20 unidades, com cuidado centrado na pessoa e na experiência do paciente, foco de mais uma especialização da Dra. Cynthia no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo.