Daniel Farias faz balanço sobre Imob Experience 2023 e promete nova edição para o próximo ano

Foto: Arquivo pessoal

Recentemente, Belém recebeu um dos maiores eventos do setor imobiliário no Brasil, o IMOB Experience. O Cenário News conversou com um dos idealizadores do evento, o advogado Daniel Farias, sócio do FFV Advogados, membro da Comissão de Direito Imobiliário da OAB/Pará, membro da comissão especial de direito imobiliário da Ordem dos Advogados do Brasil Conselho Federal membro do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário Ibradim, que fez um balanço da iniciativa inédita na região. Confira:

  • Na semana passada, a capital paraense recebeu a primeira edição do IMOB Experience. O que a programação trouxe para Belém?

Daniel – O IMOB trouxe expositores de renome nacional e também regional. Para tratar sobre questões referentes ao mercado imobiliário, tendências, novidades, novas legislações, cenário político e econômico, questões de financiamento, questões sobre o programa Minha Casa Minha Vida, que está sendo retomado através do novo Governo Federal, enfim temas relacionados ao mercado imobiliário como um todo. Podemos destacar os diversos palestrantes de peso, como doutor Alexandre Gomide, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário Advogado de São Paulo, expert em direito imobiliário; Doutora Ana Cristina Maia, diretora da ANOREG BR (Associação dos Notários Registradores do Brasil); Doutor Haroldo Silva, advogado e economista sócio da TCP Partners, que trouxe um painel sobre o cenário econômico que o Brasil vivencia; Ricardo Martins, corretor e CEO da My Broker imobiliária, corretor de Goiânia, considerado o corretor número 1 do Brasil para falar sobre tendências, técnicas de venda; Marcelo Nogueira, estrategista digital de São Paulo que veio falar aqui sobre a força das redes sociais no mercado imobiliário. A nível regional, tivemos a participação da doutora Moema Beluzzo, presidente da ANOREG -Pará; doutora Larissa Russo, tabeliã presidente do Colégio Notarial do Brasil seção Pará; eu, Daniel Farias advogado sócio do FFV Advogados, membro da Comissão de Direito Imobiliário da OAB/Pará, membro da comissão especial de direito imobiliário da Ordem dos Advogados do Brasil Conselho Federal membro do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário Ibradim. Tivemos Leopoldo Couceiro, diretor da Quadra Engenharia falando sobre empreendedorismo no mercado de luxo. A construtora de 44 anos no mercado paraense é uma grande referência e o Leopoldo veio dividir um pouco a sua experiência no mercado imobiliário. Tivemos ainda a palestra de Rubens Magno, presidente do SEBRAE Pará, sobre empreendedorismo no mercado imobiliário uma palestra fantástica em que o Rubens compartilhou toda a sua experiência em relação a empreendedorismo; Tivemos uma palestra do Deivison Alves, Secretário Municipal de Urbanismo, SEURB sobre plano diretor urbano; a participação de Lucas Bombonato, advogado sócio da FFV Advogados e muitos outros.

  • Como você avalia o mercado imobiliário na Amazônia?
    Daniel –
    O mercado imobiliário na Amazônia é um é um mercado pujante, sobretudo em Belém. Cada vez mais o mercado vem se aprimorando, entendendo o que os consumidores precisam. Temos em Belém, especificamente falando imóveis para todos os tipos de perfil, imóveis de alto luxo, imóveis de médio luxo, imóveis populares, imóveis para classe média, casas, lotes, então o mercado imobiliário está muito ligado sobre os desejos do consumidor, sobretudo pós-pandemia. Eu diria que o mercado na Amazônia é um mercado crescente. Ainda existe um déficit habitacional muito grande em nossa Região e isso certamente é observado pelo empreendedor imobiliário, que percebendo isso, vem oferecer produtos para as pessoas que de maneira geral precisam de uma residência, precisam de uma moradia.
  • Quantas pessoas o Imob Experience conseguiu reunir no Hangar?

Daniel – Aproximadamente 1183 pessoas passaram pelo Hangar durante o IMOB. Um público formado por corretores, advogados, empreendedores, construtores, incorporadores, notários, registradores, bancários, pois ocorreram vários painéis sobre financiamento imobiliário, enfim

  • Na sua visão, qual o balanço do Imob Experience para o mercado paraense? Há alguma previsão de próxima edição?Daniel – O balanço do IMOB é super positivo.O evento realmente superou todas as expectativas não só da organização, mas também das pessoas que participaram. Graças a Deus, nós tivemos os melhores elogios de apoiadores, patrocinadores e principalmente do público que foi brindado com uma série de apresentações de altíssimo nível e que não deixam a desejar a nenhum evento realizado no Sul e Sudeste do país. Então eu, como um dos idealizadores fiquei satisfeito com o resultado. Foi um evento que certamente entrará no calendário anual da nossa cidade. Já há previsão sim.Possivelmente, o próximo IMOB será realizado em março de 2024.