Associação Paraense de Síndrome de Down será lançada nesse sábado

Iniciativa integra programação de um encontro que inclui, ainda, palestra com o médico Alfredo Coelho e uma roda de conversa

Foto: Divulgação

Será lançada nesse sábado (25), a Associação Paraense de Síndrome de Down (APASD), entidade que visa ampliar a participação das pessoas com Síndrome de Down em todos os âmbitos sociais. A intenção é reunir pessoas interessadas em acabar com a invisibilidade das pessoas com a síndrome buscando a efetividade de suas garantias constitucionais de saúde, educação (escolarização), trabalho e previdência, além do exercício de seus direitos políticos e de cidadania, auto defensores, pais, irmãos, parentes em geral, educadores, terapeutas, psicólogos e médicos.

O lançamento faz parte de uma programação que inclui palestra sobre neuromodulação e uma roda de conversa para debater diversos assuntos importantes para as pessoas com SD, entre eles inclusão, saúde, educação, Direitos, qualidade de vida e inserção no mercado de trabalho, que terá a participação de Gisele Fontes, presidente da APASD e estudiosa dos temas.

O médico Alfredo Coelho abre a programação do evento, às 9h, com o tema ‘Técnicas Avançadas de Neuromodulação No Desenvolvimento Infantil – Especial Síndrome de Down’, programação que integra ações do Núcleo de Estudos em Neuroodulação do Programa de Pós-graduação em Análises Clínicas da Universidade Federal do Pará, sendo resultado de um acordo de cooperação internacional com o Instituto e Fundação Rinaldi Fontani.

“Pensamos nessa programação em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, que foi no último dia 21, porque entendemos a importância de se debater temas fundamentais para as pessoas com a síndrome, além de lançar a associação, que, com certeza, vem para a fortalecer a comunidade”, destaca Gisele.

O palestrante
Alfredo Coelho é médico e pesquisador da Fundação Rinaldi Fontani, com formação em Neuro Psico Fisiopatologia Adaptativa pelo instituto Rinaldi Fontani, Florença, Itália. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Análises Clínicas, UFPA. Alfredo é autor da coluna Vida da Revista TODA do Jornal Diário do Pará.

Com informações da assessoria