A primeira edição do Curso Mineração para Jornalistas em Belém foi realizada no Espaço São José Liberto
A busca pelo conhecimento e informação pelo setor mineral reuniu profissionais de comunicação no curso “Mineração para Jornalistas”, realizado no Espaço São José Liberto neste último sábado (11). O momento focou nos principais conceitos e aprendizados da mineração e a sua relação com a sociedade.
Para enriquecer o bate-papo, o curso contou com a presença Aline Nunes, coordenadora de assuntos minerários do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Fernando Borges, gerente de operação da usina de Carajás da Vale e Poliana Gualberto, diretora da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME) entre os palestrantes. O evento é uma realização do Simineral, em conjunto com o Ibram, e tem o apoio da Sedeme e Espaço São José Liberto.
A vice-presidente do Simineral, Ana Carolina Alves, explicou que essa foi uma oportunidade para agregar conhecimento. “Estamos criando esse momento para trazer mais informações e agregar conhecimento e compartilhar essas informações sobre o setor minerário, que é tão importante para o estado do Pará. Tivemos aqui a presenças de jornalistas conceituados localmente participando desse momento conosco que além de saber mais sobre a mineral paraense, puderam receber informações sobre o Prêmio Simineral de Comunicação”, afirmou.
Aline Nunes, coordenadora de assuntos minerários do Ibram, disse que percebeu que o público demonstrou interesse pelo setor. “Tiveram muitas dúvidas e a gente pode trocar muita informação. A gente tem justamente esse papel de informar corretamente, então foi um momento muito bom de bate-papo e tirar dúvidas para iniciar esse diálogo mais próximo, pegando os aspectos mais técnicos, mas que são importantes para o jornalista conhecer e pra ele trabalhar melhor a comunicação e entender melhor o setor”, comentou.
Por conta do bom resultado da primeira edição do curso em Belém, há previsão que novas edições do curso sejam feitas ao longo do primeiro semestre. “Estamos prevendo mais uma edição do curso Mineração para Jornalistas para trazer mais profundamente alguns temas levantados em discussão e de interesse dos jornalistas, assim como visitas às redações e eventos que possam disseminar os principais conceitos do setor mineral”, revelou Paulo Henrique Soares, Diretor de Comunicação do Ibram.
Com informações da assessoria