Sectet oferecerá serviços à população na Torre Amazon Tech, em Belém

Prédio trará novos espaços que deverão impulsionar a ciência, a tecnologia e a inovação no estado

Foto: Bruno Cecim / Ag. Pará

Cursos de informática, robótica, formação de professores, revisão de conteúdos para estudantes do ensino médio e até o acesso virtual a museus são apenas alguns dos serviços que o Governo do Estado colocará à disposição da população a partir de fevereiro por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet). 

O antigo prédio da Secretaria, na Rua Arcipreste Manoel Teodoro, próximo à Praça da República, está sendo totalmente reconstruído para ofertar os serviços que também incluem sala de coworking, auditório e espaço de convivência. A previsão é que o prédio esteja pronto no dia 31 de janeiro. O espaço será chamado de Torre Amazon Tech e a fachada já demonstra a mudança, com o trabalho de grafitagem da equipe do artista Pablo Ribeiro que imprime nas paredes externas até o segundo andar imagens que remetem ao universo da ciência, tecnologia e educação.

Segundo a titular da Sectet, Edilza Fontes, nos quatro anos da gestão estadual, a Secretaria expandiu os serviços e programas oferecidos à população de todo o estado. Diante desse crescimento, afirma a secretária, foi necessário reunir em um mesmo espaço os principais programas da Secretaria como o “Forma Pará” e o “Startup Pará”, além de serviços dos projetos como “Enem Pará Digital”, “Amazon Maker” e “Mapas Digitais”. 

“Com a mudança de toda a parte administrativa da Secretaria para um novo local, o prédio da Arcipreste foi destinado a essa aproximação ainda maior com a população. Assim surgiu a Torre Amazon Tech, que disponibilizará serviços que impulsionam a ciência, a tecnologia e a inovação”, destaca Edilza Fontes.

A responsável pelas obras, Adriana Pina, conta que a reconstrução teve início em julho e as obras se intensificaram no final de agosto, quando os servidores se mudaram para a nova sede da Sectet, na Avenida Conselheiro Furtado. O prédio tem o térreo e mais quatro andares que estão sendo totalmente remodelados com a mudança do piso, novos revestimentos, divisórias e pintura geral, além da revisão das instalações elétrica e hidráulica.

Divisão – O “Startup Pará” irá ocupar o quarto e o terceiro andares, onde ficarão a gestão do programa e a oferta de serviços, como cursos de empreendedorismo e espaço de coworking para as startups selecionadas por meio dos nove editais já publicados pelo programa. O segundo andar abrigará os laboratórios de informática, “Mapas Digitais” e “Amazon Maker”, e a sala de Tour Virtual pelo Sistema Integrado de Museus e Memoriais da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). Esses espaços terão capacidade para atender 15 pessoas a cada sessão ou curso.

O primeiro andar irá sediar a equipe que implementa o “Forma Pará”, com espaço para receber representantes de prefeituras e Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras do programa que leva cursos de nível superior a todos os 144 municípios do estado. Nesse andar também haverá um espaço de convivência onde os frequentadores poderão se reunir.

O térreo terá uma sala de aula e um auditório, ambos com capacidade para 30 pessoas. Na sala de aula funcionará o atendimento presencial do projeto “Enem Pará Digital”, plataforma que disponibiliza aulas, exercícios, simulados e acompanhamento para os estudantes que vão realizar a prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Professores irão tirar dúvidas dos alunos da rede pública de ensino sobre o conteúdo da prova.

“No auditório planejamos realizar encontros semanais que inicialmente chamamos de ‘Café com Tecnologia’ para trazer especialistas que falarão de assuntos referentes às áreas afins da Sectet”, adianta a secretária Edilza Fontes.

Com informações da Ag. Pará