Entrevista com Ewerton Ribeiro da ACR Contabilidade

O ano novo traz sempre desafios, dúvidas e incertezas principalmente para o setor empresarial. O Cenário News conversou com o contador, empresário e professor especialista em Gestão Tributária, Ewerton Ribeiro da ACR Contabilidade, que falou sobre as projeções econômicas e contábeis para 2023. Confira.

1- Quais indicadores do mercado econômico o empresário paraense deve se basear para planejar sua empresa para 2023?

Ewerton – Os indicadores econômicos servem para ilustrar a situação de um país. Portanto, a sua importância está no fato de que eles podem auxiliar na tomada de decisão. Para um planejamento adequado os gestores podem se orientar através dos seguintes indicadores:

  • PIB (Produto Interno Bruto)
  • IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo)
  • IGPM (Ìndice Geral de Preços do Mercado)
  • TR (Taxa Referencial)
  • Dólar
  • Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia)
  • INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor)

Os indicadores por si só não conseguem determinar o sucesso do seu negócio, mas servem para guiar as condições de mercado, e assim permitir uma visão melhor para qual produto/serviço você pode focar suas atenções e esforços no dia-a-dia.

Os indicadores econômicos são aliados valiosos também para investidores, pois alguns deles interferem diretamente nos rendimentos de diversos títulos disponíveis no mercado para investimentos de empresas e pessoas.

2- Levando em conta o cenário econômico atual, quais os principais desafios para o empresariado paraense em 2023? Há alguma expectativa de mudança positiva para este cenário?

Ewerton – Certamente um dos principais desafios em 2023 para as empresas será a tão conhecida transformação digital tanto no aspecto interno do seu negócio quanto na relação com os clientes, tendo em vista que o consumo tem se voltado para uma relação tecnológica onde podemos conhecer, aprender, desenvolver e principalmente consumir produtos e serviços de forma nunca antes vista e a tecnologia é a mola propulsora de tudo isso, pois consegue entregar com uma velocidade impressionante informações acerca do seu negócio. Portanto, não observar esses avanços pode deixar sua empresa em desvantagem perante seus concorrentes.

3-Pequenas e médias empresas podem se sair melhor no primeiro semestre de 2023? Qual a expectativa para elas?

Ewerton – Certamente essa pergunta gera muita expectativa para empresários, investidores e gestores espalhados nos mais diversos setores da economia.
Apesar das incertezas para o mercado em 2023, as empresas devem ter como direcionamento acompanhar as mudanças de forma ágil, e este será um grande desafio no ambiente de negócios no Brasil. Temos hoje movimentos constantes e incertos na economia e nas empresas devido a troca de governo, e uma intensa transformação digital acelerada pela pandemia, novas formas de interação entre as empresas e seus clientes, talvez seja o momento para um olhar mais atento para soluções sustentáveis e inovadoras, implementações de tecnologias com destaque ao 5G e a realidade do metaverso.

4Na sua avaliação, para quem deseja abrir um novo negócio em 2023, o primeiro semestre será um bom momento para empreender ou é interessante aguardar?
Ewerton – Bem, vamos imaginar aqui o primeiro semestre de 2022 no qual mais de 2 milhões de novas empresas foram abertas segundo dados da Receita Federal do Brasil, o Brasil é um País de empreendedores, porém abrir uma empresa requer planejamento operacional, financeiro, tempo e dedicação dos gestor(es), portanto o problema não está em abrir no primeiro ou segundo semestre e sim na gestão que você vai fazer, estudar muito bem o produto/serviço que você vai oferecer, se ele se encaixa na praça onde você pretende abrir o negócio. Afinal de contas em tempos de juros altos, inflação, e incertezas econômicas o planejamento é a palavra de ordem, mas sempre tem uma fatia de mercado a espera de um bom produto/serviço.

5-A ACR Consultoria e Contabilidade é um dos escritórios mais preparados para atender empresas com sede no Pará. Essa capilaridade chega também nos interiores?

Ewerton – A resposta é sim. Nos últimos 4 anos a ACR se modernizou, construiu processos bem definidos e atua de forma totalmente digital sem a necessidade de troca de informações físicas sejam com clientes, ou com os órgãos de acompanhamento fiscal. Expertise essa que permite atender perfeitamente clientes não só no interior do nosso Estado do Pará como também em outras regiões do País, a exemplo do que já fazemos nos Estados do Amazonas e Maranhão.

6-Quais as principais vantagens de uma assessoria contábil para quem deseja abrir um novo negócio?
Ewerton– Antes de tudo, é importante saber que para uma empresa gerar competitividade no mercado, é necessário conduzir seus processos internos de forma confiável, e a organização financeira e fiscal são de suma importância, e é neste ponto em que podemos perceber claramente os benefícios de ter uma assessoria contábil especializada como parceira.

Para que possamos entender a real importância de uma assessoria contábil para o seu negócio, vou listar alguns dos principais benefícios e vantagens de uma assessoria tornar-se parceira do seu negócio.

  1. Monitoramento Financeiro.
  2. Supervisão da folha de pagamento;
  3. Planejamento Tributário;
  4. Acompanhamento da situação fiscal;
  5. Situação dos cadastral em dia;
  6. Economia de recursos;
  7. Auxílio na Gestão Empresarial;
  8. Permitir o foco no core business, ou seja, na atividade principal da empresa.