O IBGE divulgou no último dia 28, a prévia da população dos municípios com base nos dados coletados pelo Censo Demográfico 2022 até o dia 25 de dezembro, que calcula uma população de 207.750.291 habitantes para o Brasil e de 8.442.962 pessoas para o estado do Pará (47% da população calculada para a região Norte que era de 17.834.762). Com esta prévia, o IBGE cumpre sua obrigação legal frente ao Tribunal de Contas da União (TCU) quanto ao fornecimento anual do cálculo da população para cada um dos 5.570 municípios do país. O IBGE entrega a atual prévia do Censo 2022 com base em 83,9% da população brasileira que já está recenseada.
Ainda em relação ao Pará, a prévia do censo informa que 84,10% dos setores censitários distribuídos pelo território paraense já estão concluídos e que 82% da população estimada de 2021 já foi recenseada.
As informações divulgadas ao TCU servirão para o cálculo de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A tabela com a prévia da população para cada município será publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.).
Para chegar o mais próximo possível da realidade populacional atual dos municípios do país, o instituto estudou várias propostas metodológicas. Após várias análises, o órgão optou por utilizar os dados do Censo 2022 nos municípios onde a coleta já terminou e, nos municípios onde a coleta ainda não encerrou, utilizar uma combinação dos dados já coletados com o uso de estimativas com base na lista prévia de endereços do Censo 2010.
“Nós precisávamos divulgar essa prévia e entregar estes resultados para o Tribunal de Contas da União (TCU) e é com esse resultado que o TCU faz o cálculo de rateio de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios, uma transferência de verba do Governo Federal, para os vários municípios e o principal parâmetro, a base de cálculo é o tamanho da população. Então, nós decidimos usar dessa metodologia que tem como principal referência a população já recenseada e nós fazemos uma projeção para aquela parcela da população dos domicílios, dos setores censitários que ainda não foram recenseados”, destacou Luiz Cláudio Martins, coordenador técnico estadual do Censo 2022
Censo continua em campo com Disque-Censo 137
A coleta domiciliar do Censo 2022, iniciada em 1 de agosto, continua em campo durante o mês de janeiro de 2023. Em municípios onde a coleta já se aproxima da finalização, está disponível o Disque-Censo pelo telefone 137. Por esse número, os moradores de domicílios onde ainda ninguém respondeu ao Censo 2022 poderão tirar dúvidas e informar que seu domicílio ainda está de fora da coleta, para que a área técnica da área em que o domicílio se encontra possa ser acionada para agendamento da visita do recenseador.
A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular. com ligações gratuitas, todos os dias da semana (inclusive aos sábados e domingos), das 8h até 21h30.