
Os complexos problemas envolvendo as cidades brasileiras começam a ser debatidos já na próxima terça-feira, 22, pela equipe de Transição do governo eleito de Lula. Participará da reunião o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, que é vice-presidente da Comissão de Cultura da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
Belém, ao mesmo nível do mar e com áreas de baixada e alagadiças, tem dificuldades estruturais enfrentadas com vários projetos pela Prefeitura. Um deles é a conclusão das obras no Canal da Bernardo Sayão, no Jurunas, prevista para ser entregue à população no dia 12 de janeiro, aniversário de 407 anos de Belém.
Lançado em junho deste ano pelo prefeito Edmilson Rodrigues, o programa “Belém, Cidade Inteligente” é uma das iniciativas positivas implantadas na capital paraense que foi apresentada no SmartCity Expo World Congress, na Espanha, na última quarta-feira, 16.
O programa, explanado no evento pelo próprio prefeito, prevê desenvolvimento de projetos para geração de tecnologias que contribuam com o gerenciamento de serviços e ações sociais desenvolvidos pelo município. Entre eles, o planejamento das prioridades do uso do orçamento do município, por meio de participação social a partir de plataforma digital.
“Neste evento, Belém tem muito a oferecer e a receber”, destacou o prefeito. “Queremos incluir a nossa cidade no circuito da inovação tecnológica para combater a fome, o analfabetismo, modernizar o sistema de coleta de resíduos sólidos”.