Contratações temporárias devem alcançar mais de 4 mil trabalhadores

Desde o início deste mês as movimentações para contratações temporárias de final de ano já começaram na grande Belém. As expectativas dos setores econômicos sobre o desempenho da economia para este período são grandes, principalmente para o comércio, a partir do pagamento da 1º parcela do 13º salário, prevista para ser paga até o dia 30 de novembro. Na avaliação do órgão, uma parte considerável da primeira parcela do 13º salário deverá ser destinada para pagamento de dívidas anteriores, desta forma o Setor Empresarial, principalmente do Comércio, espera tirar da inadimplência um contingente expressivo de consumidores e o restante deverá ir diretamente para o consumo.

Do ponto de vista da geração de empregos formais no Pará, as análises feitas pelo órgão, envolvendo todos os setores econômicos, mostram a seguinte situação: de outubro de 2021 a setembro de 2022, foram feitas em todo o Estado 424.430 admissões, contra 376.022 desligamentos gerando um saldo positivo de 48.408 postos de trabalhos. Também na análise feita pelo DIEESE/PA sobre a situação da geração de postos de trabalhos formais no Pará por Setores de Atividades Econômicas, nos últimos 12 meses, o setor comércio também apresentou saldo positivo no comparativo entre admitidos e desligados. Foram feitas, no período analisado, no setor em todo o Pará, 115.923 contratações contra 100.947 desligamentos, gerando um saldo positivo de 14.976 postos de trabalhos formais.

Contratações temporárias de final de ano

Com base na análise feita sobre os dados do Ministério do Trabalho e Previdência – CAGED sobre a flutuação do emprego formal em todos os Setores Econômicos do Estado, principalmente no comércio, indústria e serviços este ano, como também da perspectiva do desempenho da economia paraense com a circulação de mais dinheiro, neste segundo semestre, por vários fatores como o Círio de Nazaré, Dia da Criança, Eleições, Black Friday, 13º salário e as festas de final de ano e com base também nas informações colhidas junto aos setores empresariais da Região Metropolitana de Belém, frente às situações e ao atual cenário de emprego, o DIEESE/PA estima que deverá haver crescimento das contratações de temporárias em relação aos últimos dois anos.

As estimativas do Dieese são de que o número de contratações temporárias neste final de ano na Região Metropolitana de Belém possa alcançar cerca 4 mil pessoas. Estas contratações deverão envolver vários setores econômicos como indústria, serviços e principalmente o comércio (incluindo o Setor Supermercadista e os Shoppings Centers). No caso específico do setor comércio, uma parte considerável destas contratações deverá continuar ocorrendo nas modalidades de contratação como o trabalho parcial e intermitente.