Espaço Cultural do BASA abre nesta terça-feira (08) a exposição Esculturas Sonoras de Rafael Naufel

Foto: Divulgação

Um projeto que relaciona música e as questões socioambientais. Esta é a nova exposição do artista plástico Rafael Naufel que traz doze instrumentos fabricados ou reconstruídos com materiais vindos do lixo. Relacionando lixo e arte, o artista deseja dar visibilidade a questões globais relacionadas ao meio ambiente. A exposição será aberta ao público nesta terça-feira, 08, no Espaço Cultural do Banco da Amazônia.

De acordo com o artista, a mostra é um diálogo atual que além da conservação da natureza traz à tona uma nova proposta estética e musical. “Minha proposta tem como intuito desenvolver instrumentos musicais elétricos, como violões e guitarras, que sejam de baixo custo e auto impacto visual”, explica Naufel. Para isso, ele garimpa instrumentos quebrados, latas, metais e madeiras. “Tenho contato com catadoras de recicláveis da cidade, além de ir sempre a ferros-velhos à procura de materiais e de ganhar doações de amigos que sabem que eu trabalho com o tema”, esclarece.

A exposição Esculturas Sonoras apresenta para o público obras de arte, esculturas, criadas com a técnica da assemblagem que une objetos, componentes eletrônicos e madeira, a partir conhecimentos advindos das técnicas de luthier e da engenharia mecânica. A mostra é um convite a não limitar-nos à forma tradicional de observação de uma obra tridimensional, percebidas pelos sentidos da visão e do tato. Ela abre possibilidade de irmos além, percebendo e vivenciando cada escultura também pelo sentido da audição, a partir da sonoridade que cada uma delas é capaz de gerar.

Sobre o artista
Rafael Naufel é paranaense e tem 35 anos e é formado em Produção Audiovisual (Cinema e Televisão) pela Unitri – Centro Universitário do Triângulo. Há 18 anos integra o grupo de teatro de bonecos “Faz de Conta”, onde desenvolveu a paixão pela criação e fabricação de objetos. Desde 2001, realiza experimentações com a reconstrução de instrumentos musicais a partir de materiais vindos do lixo. Expôs trabalhos, de 2013 a 2020, em espaços culturais de Uberlândia como Galeria Ponto Azul, Casa da Cultura e Teatro do Mercado Municipal. Atualmente mora em Palmas (TO), local onde o artista desenvolve seu trabalho.

Serviço:
Vernissage da Exposição Esculturas Sonoras
Data: 08 de novembro de 2022 (amanhã)
Período da mostra: 09 de novembro a 23 de dezembro de 2022, de 09h às 17h
Horário: 19h
Local: Espaço Cultural do Banco da Amazônia (Basa), Av. Presidente Vargas, 800, esquina com a Tv. Carlos Gomes.
Contato: 91-98822-4580 – Alcilene Costa
Artista Rafael Neufel – 34-9653-0238

Com informações da assessoria